Seleçao

UEFA despejaria esse milhões para CBF aceitar jogar a Liga das Nações, que seduz Tite e jogadores das Seleção Brasileira

Seleção Brasileira desejava enfrentar equipes europeias 

Por Wesley Alencar

Seleção Brasileira desejava enfrentar equipes europeias 
Seleção Brasileira desejava enfrentar equipes europeias 
Síguenos enSíguenos en Google News

Ao que tudo indica, a chance da Seleção Brasileira disputar a Liga das Nações da UEFA, campeonato entre as seleções europeias, é bem real. Segundo informações do jornal italiano Gazzetta Dello Sport, Brasil e Argentina estão cotadíssimos para serem convidados a disputarem a competição já em 2022, antes da Copa do Mundo do Catar, para desespero da FIFA.

A ideia passou a ser trabalhada com mais força pela entidade europeia após haver a confirmação da FIFA para um torneio entre Argentina e Itália, campeões sul-americano e europeu de futebol em 2021, respectivamente, para 2022. Então a UEFA viu uma grande possibilidade de convidar os argentinos e a Seleção Brasileira a disputar a competição europeia como convidados, inclusive alterando o regulamento e a fórmula de disputa.

Além disso, outro fator que faz com que a CBF esteja tentada a aceitar um eventual convite para a competição é a premiação. A atual campeã, a França, embolsou cerca de R$ 66 milhões, enquanto a Espanha, segunda colocada, arrematou R$ 57 milhões. No entanto, há a estimativa que, com a participação dos dois gigantes sul-americanos a premiação possa (e deva auentar) para o campeão do torneio.

No atual formato, as seleções europeias são separada em quatro divisões, sendo 16 equipes na principal, chamada de Liga A. Esses 16 são divididos em grupo com quatro equipes e apenas os líderes de cada grupo avançam para o "final four", com dois jogos semifinais e uma final em campo pré-determinado.

Liga das Nações e o que mais?

Na temporada 2020-21, Itália, Espanha, Bélgica e França foram as campeãs dos grupos, , se enfrentando na fase mata-mata, com a França batendo a Espanha na grande decisão do torneio. Ainda que embrionário, o projeto de 2022 seria usado para ocupar o período do verão europeu, em que não haverá partidas, já que a Copa do Mundo do Catar será jogada em novembro e dezembro do próximo ano.

Além da Liga das Nações, há também um movimento para que haja a reedição do Copa Intercontinental, entre os clubes europeus e sul-americanos, que foi realizado entre 1960 e 2004, até que a FIFA assumiu a organização, passando a chamar de Copa do Mundo de Clubes, o famoso  Mundial de Clubes, como é conhecido no Brasil.

Mais notícias do futebol brasileiro:

O verdadeiro motivo dos nomes escritos em chinês na camisa do Flamengo

Tite esnoba melhor jogador da Seleção Brasileira contra o Uruguai e não garante continuidade para a Copa do Mundo para fúria da torcida

Tópicos


Mais notícias