Série A

O verdadeiro motivo dos nomes escritos em chinês na camisa do Flamengo

Clube inovou na promoção de marcas em sua camisa no clássico contra o Fluminense

Por Wesley Alencar

Clube inovou na promoção de marcas em sua camisa no clássico contra o Fluminense
Clube inovou na promoção de marcas em sua camisa no clássico contra o Fluminense
Síguenos enSíguenos en Google News

Não foi apenas o placar de 3x1 que chamou atenção na partida entre Fluminense e Flamengo na partida do último sábado no Maracanã. A camisa do rubro-negro também foi alvo de questionamento pelo torcedores nas redes por carregar símbolos chineses onde comumente vai o nomes dos jogadores, acima do número e abaixo da marca do patrocinador. Muitos inclusive confundiram os símbolos com o desenhos japoneses.

E a razão para os desenhos estarem nas camisas do Flamengo é para que o mercado chinês seja atraído a estampar seus negócios na camisa rubro-negra, uma vez que os jogos do Brasileirão também são transmitido para o país oriental, ainda que sem exibidos durante a madrugada/manhã.

Não era apenas os nomes dos jogadores escritos em chinês, como também havia um patch especial em referência ao Ano do Boi, o atual período do calendário chinês – segundo o calendário chinês, o Ano do Boi, regido pelo elemento metal, corresponde ao ano 4719 do seu calendário e foi iniciado em 12 de fevereiro desse ano e vai até 31 de janeiro do ano que vem; na astrologia chinesa, o boi representa a ordem, disciplina e adptação.

Aberto ao mercado 

A decisão de traduzir o nome dos jogadores para o chinês, assim como a implementação do patch especial, foi do departamento de marketing do Flamengo. Os simbolos chineses estavam despostos em vermelho, na camisa branca do time da Gávea, enquanto o patch alusivo ao ano chinês estava nas mandas do manto, em vermelho, branco e preto.

Embora tenha sido uma ideia para chamar atenção do mercado chinês, o time mais uma vez rendeu abaixo do esperado e acabou sendo derrotado e vaiado pela torcida presente no Maracanã. Com o resultado, o Flamengo caiu para a terceira colocação, com 46 pontos e ainda pode ser ultrapassado pelo Palmeiras, caso este vença ou mesmo empate com o Sport amanhã (25).

Mais notícias do futebol brasileiro:

Palmeiras x Sport: como, quando e onde assistir AO VIVO pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021

O verdadeiro motivo que fez a CBF ceder à pressão de clubes pelos áudios do VAR que vai contra o que prega a entidade

Tópicos


Mais notícias