Futebol Internacional

Um dia após o outro: como o Barcelona enfrentará esta temporada sem Messi

Sem Messi, mas com novos nomes, Ronald Koeman terá quebra cabeça para montar em noav escalação do Bareclona 2021-22

Por Wesley Alencar

Sem Messi, mas com novos nomes, Ronald Koeman terá quebra cabeça para montar em noav escalação do Bareclona 2021-22
Sem Messi, mas com novos nomes, Ronald Koeman terá quebra cabeça para montar em noav escalação do Bareclona 2021-22
Síguenos enSíguenos en Google News

Uma bomba explodiu na cabeça do treinador Ronald Koeman, do Barcelona, após o clube anuniar oficialmente a saída de Lionel Messi do Camp Nou. O treinador terá a responsabilidade de moldar uma equipe que seja competitiva sem o argentino e que, diferentemente dos últimos anos, brigue de igual para igual com Juventus, Bayern de Munique, Manchester City e outros mais.

Pelo menos, se perdeu Messi, Koeman ganhou nomes importantes  para a equipe como os atacantes Memphis Depay, Kun Aguero além do lateral brasileiro Emerson Royal. O técnico ainda pode ter à disposição nessa temporada o meia Philippe Coutinho, que estava cotado para ser emprestado e Antoine Griezmann que, com a ausência de Messi, pode ser o novo garbde destaque do clube catalão.

Encontrar um novo Messi entre os jogadores do atual plantel do Barcelona seria colocar uma carga pesada demais sobre os ombros de quem quer que seja que venha ocupar a camisa 10 do time e a posição de Messi, então, o grande desafio de Koemann é fazer dessa equipe, ao menos, competitiva no mesmo nível que dela se espera. Mas o clima no primeiro treino após a notícia que Messi não continuaria na equipe deixou o ambiente pesado

 

O novo Barcelona

Vamos tomar como base a equipe do Barcelona escalada para o amistoso contra o Red Bull Salzburg na última quarta-feira (04), quando perdeu por 2x1. O time foi a campo com: Neto no gol; Dest, Araújo, Lenglet e Jordi Alba; Sergio Busquets, De Jong e Gonzáles Iglesias; Gavira, Depay e Griezmann na frente. Ao longo do jogo entrarm ainda jogadores como Braitwaite (autor do gol), Puig, Comas Freixas, Demir, Manaj, Roberto, Martínez e Umtiti.

Então, contando com todas as possibilidades entre voltas de empréstimos e lesões, Ronald Koeman poderia escalar o Barcelona com Ter Stegen no gol; Emerson, Piqué e Lenglet (ou Umtiti) e Jordi Alba; Busquets, De Jong e Phillipe Coutinho; Depay, Griezmann e Aguero. Não é tão mal, não? O desafio principal é fazer esse time, com tantas peças em baixa, render para colocar o clube nos patamares rivais.

Até onde o Barcelona pode chegar sem Messi?

Essa é a pergunta que valei R$ 1 milhão! Nem mesmo com Messi a equipe conseguiu render o sufuciente para voltar a uma final de Liga dos Campeões desde o títulos de 2015, caindo nas quartas de finais para Juventus em 2016, Atlético de Madrid em 2017 e Roma em 2018. Em 2019 e 2020 foi pior até, sendo goleado pelo Liverpool (4x0) e pelo Bayern de Munique por 8x2, respectivamente. Na última temporada sofreu uma nova goleada para o PSG, no Camp Nou por 4x1 e um empate em Paris por 1x1.

Então é bem incerto o potêncial do Barcelona na Liga dos Campeões sem seu camisa 10 principal, mas na La Liga pode ser um time que siga brigando de igual para igual com os times da capital (Real e Atlético de Madrid), mas há tempos uma La Liga não satisfaz mais o torcedor culé. Após a era Guardiola e a equipe fantástica de Xavi e Iniesta, o sarrafo catalão é bem alto e o só o tempo dirá no que se transformará o Barcelona sem a figura icônica de Lionel Messi no time.

 


Mais notícias