Futebol Internacional

Como será o mundial de clubes em 2024? Todas as informações do novo torneio da FIFA

Veja o novo formato do torneio anual da FIFA que terá algumas mudanças a partir de 2024

Por Romario Paz

Veja o novo formato do torneio anual da FIFA que terá algumas mudanças a partir de 2024
Veja o novo formato do torneio anual da FIFA que terá algumas mudanças a partir de 2024
Síguenos enSíguenos en Google News

A FIFA anunciou no domingo a criação de uma nova competição anual de clubes, a Copa Intercontinental, que reunirá os campeões continentais. A partir de 2024, a Copa Intercontinental será realizada anualmente, enquanto o Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos, a partir de 2025, com a participação de 32 equipes.

 

O vencedor dessas duas fases se enfrentará em uma partida única em campo neutro para determinar o finalista que enfrentará o campeão da Liga dos Campeões da UEFA.

Para o ano inaugural em 2024, a decisão da Copa Intercontinental está marcada para 18 de dezembro, com o playoff semifinal ocorrendo em 14 de dezembro em campo neutro. Essa mudança representa uma nova abordagem da FIFA para os torneios de clubes e busca melhorar a competitividade e o interesse global nessas competições.

No novo formato, o playoff intercontinental terá duas fases. Na primeira fase, o campeão da Ásia e o campeão da África se alternarão anualmente para enfrentar o campeão da Oceania. O vencedor desta fase disputará em seguida uma partida contra o campeão asiático ou africano, dependendo do ano. A segunda fase envolverá o campeão da Libertadores enfrentando o campeão da Concacaf em uma partida única, com o mando alternando entre os continentes.

 

Formato do novo mundial que será jogado anualmente

Ao contrário do formato atual do Mundial de Clubes, onde todos os campeões continentais competem diretamente, na Copa Intercontinental, apenas o campeão da Liga dos Campeões da UEFA entrará diretamente na final. Os outros campeões continentais, incluindo o vencedor da CONMEBOL Libertadores, disputarão um playoff para determinar o segundo finalista.

 


Mais notícias