Jogadores

Messi: por que ele está deixando o Barcelona? Veja 5 motivos para sua saída

Algumas situações culminaram na saída do astro da equipe da Catalunha

Por Wesley Alencar

Algumas situações culminaram na saída do astro da equipe da Catalunha
Algumas situações culminaram na saída do astro da equipe da Catalunha
Síguenos enSíguenos en Google News

O mundo do futebol foi estremecido na tarde desta quianta-feira (05), quando o Barcelona anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi da equipe após mais de 15 anos no clube. O jogador já havia acertado a sua renovação contratual com o Barça, mas alguns motivos terminaram por fazer com a continuidade não acontecesse.

Um dos motivos foi o corte salarial que o Barcelona fez ao jogador no novo contrato. O Barcelona, asism cmo diversos clubes do planeta, tem passados por dificuldades financeiras e cortou pela metade o salário do jogador no novo acordo. Contudo, o jogador entendeu que tamanha redução foi para não estourar o limite de gastos estipulado pela La Liga.

Falta de competitividade, problema com o fisco e regra da La Liga impulsionaram saída

Outro fator determiante e que já causava incômodo em Lionel Messi era pela ausência de uma equipe competitiva no Barcelona, que há muito não ganha uma Liga dos Campeões. O jogador já se mostrou nervoso com a situação da equipe a cada novo fracasso da equipe na Champions e a montagem de um elenco de qualidade para lhe dar mais uma "orelhuda" era fundamental para sua continuidade.

Um motivo mais legal, judicialmente falando, poderia causar mais temor a Messi. O jogador teve problemas com o fisco espanhol, devido à evasão fiscal e chegou a ser condenado em julho de 2016 por fraude fiscal. Lionel Messi foi sentenciado pelo Supremo Tribunal da Espanha a 21 meses de prisão, além de pagar uma multa 3 milhões de euros, cerca de R$ 7,6 milhões, na época. Contudo, os advogados encontraram uma brecha na lei espanhola que permitia ao jogador cumprir a sentença em liberdade por ter recebido punição menor que 24 meses e não ter antecedentes criminais. 

O fator determiannate, porém, foi um problema com a La Liga. De acordo com o New York Times, as regras da liga espanhola limitam os gastos de cada clube a uma percentagem do rendimento do mesmo, e os responsáveis pela liga têm afirmado repetidamente que não vão enfraquecer as suas regras. Caso o Barcelona não conseguisse cortar 200 milhões de euros (mais de R$ 1 milhão) em seus gastos salariais durante a janela de meio de ano, não teria a permissão para contratar novos jogadores, incluindo Messi, já que o vínculo anterior se encerrou em julho e para a próxima temporada era necessário realizar um novo.

Tópicos


Mais notícias