Futebol Internacional

Comunicado do Barcelona: saída confirmada ou pressão na La Liga?

Ao deixar o Barcelona, torcedores catalães se questionam se medida não fará a organização da La Liga voltar atrás e suas rígidas regras financeiras

Por Wesley Alencar

Ao deixar o Barcelona, torcedores catalães se questionam se medida não fará a organização da La Liga voltar atrás e suas rígidas regras financeiras
Ao deixar o Barcelona, torcedores catalães se questionam se medida não fará a organização da La Liga voltar atrás e suas rígidas regras financeiras
Síguenos enSíguenos en Google News

A saída de Messi do Barcelona ainda causa muito impacto no mundo do futebol. Incrédulos com a partida do argentino, torcedores se questionam se o anúncio oficial do clube catalão não foi uma forma de pressionar a organização da La Liga para afrouxar suas regras e não perder uma estrela do calibre de Lionel Messi da principal competição espanhola.

Tanto que foi apontado por torcedores nas redes sociais que no comunicado feito pelo Barcelona, está claro que Messi só não continua no clube por causa da La Liga. "Apesar de ter chegado um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi, com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje um novo contrato, este não poderá ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais (estipulados pela La Liga)", afirma o trecho.

"Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos jogador e do clube não possam ser atendidos", finaliza o Barcelona, que não pode acertar com Messi por não conseguir balancear suas dívidas e seus lucros na nova regulamentação da organização comandada por Javier Tebas, que segue os moldes do Fair Play Fiannceiro da FIFA que, caso  Barcelona violasse, previa multas e perdas de pontos – parecido com o que houve com o Cruzeiro, no Brasil.

Fair Play Financeiro e diminuição das receitas da La Liga sem Messi

Antes do anúncio, porém, o Barcelona realizou diversas negociações com a La Liga para que pudesse acertar a situação com o seu principal jogador, encontrar maneiras para que legalmente Messi continuasse. Contudo, as reunião não passaram de grandes frustrações. Javier Tebas chegou a declarar uma vez que não era tratado nenhum tipo de mudança para modificar o regulamento, mas para saber como estavam as negociações com Messi, sem colocar como solução a alteração do código.

A saída de Messi pode não só ser prejudicial ao Barcelona como também pode acarretar em perdas à própria La Liga. Isso porque a ausência do jogador pode fazer diminuir os valores poropostos pelas televisões em transmitir a La Liga em todos os cantos do planeta. As TV's estariam dispostas a pagar fortunas pela comeptição Lionel Messi em campo?

Messi ainda pode ficar?

Porém, como dito no início desta matéria, há quem acredite veementemente que toda essa situação não passa de uma manobra realizada por Joan Laporta, presidente do Barcelona e quem Messi deposita muita confiança, para que a La Liga ceda a uma pressão para que a competição não perca mais um dos principais jogadores do mundo, ainda mais depois de acertar um grande investimento junto ao fundo internacional CVC, que injetará nos clubes e no campeonato cerca de 2,7 bilhões de euros, em troca dde 10% do negócio comercial da competição, além de participação nis lucros, segundo o La Nación, da Argentina.

O próprio Barcelona seria o clube que mais arrecadaria com a parceria, recebendo fundo 253 milhões de euros, dinheiro bastante para equilibrar sua vida financeira e contar legalmente com Lionel Messi, além de receber mais que seu rival direto, o Real Madrid, com 241 miilhões de euros e o atual campeão, Atlético de Madrid, que receberá 181 milhões.

 

Tópicos


Mais notícias