Série B

Por que o Cruzeiro mudou de nome? O verdadeiro motivo

Clube de gigantesca tradição no cenário nacional, Cruzeiro no entanto nem sempre se chamou assim

Por Wesley Alencar

Clube de gigantesca tradição no cenário nacional, Cruzeiro no entanto nem sempre se chamou assim
Clube de gigantesca tradição no cenário nacional, Cruzeiro no entanto nem sempre se chamou assim
Síguenos enSíguenos en Google News

Fundado em 2 de janeiro de 1921, Cruzeiro nasceu sob a alcunha de Palestra Itália por caisa de seus fundadores de origens italianas, mas moradores de Belo Horizonte, um dos clubes mai tradicionais e vencedores do futebol brasileiro. Porém, o clube precisou de mudar de nomes poucos anos após a sua fundação e motivo estava bem longe do Brasil.

Isso porque em 1942, período em que era travada a Segunda Guerra Mundial, o Governo Federal daquele período baixou um decreto que proíbia qualquer termo, apelido ou nome que remetia à Itália, considerada até então um inimigo do Brasil durante o período, em seja em entidades, instituições ou estabelecimentos no país, então o clube belorizontino teve de alterar o seu nome.

Como se tornou Cruzeiro?

A Raposa então passou de Societá Sportiva Palestra Itália, para ser o Cruzeiro Esporte Clube como é hoje em dia. De acordo com o site oficial do Cruzeiro, a razão pela escolha de “cruzeiro” foi em homenagem ao “símbolo maior da pátria brasileira”, tanto que as concos estrelas que formas a constelação do Cruzeiro do Sul segue com o clube desde então. Além dos nomes, as cores também mudaram: a equipe deixou de usar o vermelho e o verde, cores da bandeira italiana, para o azul e branco que eram as cores da Seleção Brasileira à época (e curiosamente também da Itália).

Em 2021, o clube comemora o seu centenário e para isso lançou camisas alusivas ao Palestra Itália em tons de verdes com detalhes em dourado, branco e vermelho. Mas não é a primeira vez que o clube lança uma camisa verde em homenagem às suas origens: em 2011 o clube também lançou uma camisa verde, no estilho retrô, com o antigo escudo usado pela equipe na época de sua fundação.

A camisa azul atual também conta com detalhes em verde e vermelho, além do tradicional branco, também fazendo alusão à bandeira italiana. As camisas do Cruzeiro, aliás, custam entre R$ 149 à R$ 270. O clube tem lutado para sair da Série B do Brasileirão, mas anda tendo uma campanha irregular correndo risco até de cair para a Série C.

Outro clube precisou mudar de nome por causa da Itália

Além do Cruzeiro, o Palmeiras também se chamava Palestra Itália, e por causa do mesmo decreto do governo brasileiro em 1942, teve que mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. Os antigos escudos das duas equipes inclusives seguiam mesmo padrão de cor e até no formatos eram semelhantes, contudo o Palmeiras vestia azul e mudou para o verde, seguindo o caminho inverso da Raposa.

Tópicos


Mais notícias