Futebol Internacional

FIFA revela manipulação de resultados que pode acabar com o Brasileirão

Entidade revela esquema de fraude

Por Jorge Dias

Entidade revela esquema de fraude
Entidade revela esquema de fraude
Síguenos enSíguenos en Google News

Um grande esquema de manipulação de resultados deve ser revelado pela empresa de monitoramento e liga o alerta as vésperas da copa. A FIFA ainda informou que irá tomar as medidas específicas para o torneio e evitar que os esquemas de corrupção cheguem ao principal campeonato da entidade. A empresa de monitoramento ligou o alerta após levantar uma auditoria interna em cooperação com outras entidades.

O número de jogos suspeitos de manipulação de resultados apenas em 2022 deve passar de quase 1000 casos. Cerca de 670 partidas do tipo já foram identificadas pela empresa Sportradar, apenas 400 no futebol. Apesar de pouquíssimos casos identificados em Copas do mundo e da baixa probabilidade disso acontecer na copa do Catar, os especialistas relatam para o aliciamento de jogadores nos próximos meses.

Mais notícias do Futebol brasileiro

Lembra? Jogador volta a falar da agressão a Mayke do Palmeiras

Jóia fora do banco do Palmeiras? Leila Pereira não gostou nenhum pouco disso

Os casos mais recentes registrados pela entidade são de 2020. Boniface Mwamelo, da Zâmbia, foi banido por 15 anos e multado em 10 mil francos suíços. Sidio Jose Mugadza de Moçambique, foi banido do futebol por 7 anos. Ambos estão envolvidos em conspirações de torneios de bases da África e com casos ocorridos nas eliminatórias da copa africana.

No Brasil recentemente, houve o caso de uma tentativa de suborno feita por um dirigente do Bragantino ao dirigente do Santos pelo futebol feminino. Os envolvidos foram demitidos e as denúncias foram feitas ao plenário do STJD, que ainda não abriu investigação. O caso também é investigado pela polícia.

Suspeitas também pairam sobre o Campeonato Brasileiro

O futebol brasileiro teve casos recentes de manipulação de resultados. A federação de São Paulo enviou um ofício à polícia civil para investigar resultados da quarta de visão. No Ceará, o Crato foi suspenso de participar das concessões estaduais. O Flamengo do Piauí entrou com uma denúncia junto ao Ministério público do Piauí contra os jogadores do próprio clube que estariam envolvidos em um esquema de manipulação junto com casas de apostas.

Tópicos


Mais notícias