Estadios

Inquérito do MP de São Paulo pode banir as torcidas de futebol do país

MP investigará casos de racismo

Por Jorge Dias

MP investigará casos de racismo
MP investigará casos de racismo
Síguenos enSíguenos en Google News

O promotor do Ministério Público de São Paulo prometeu que pretende processar os clubes e entidades que resistirem a implementar medidas de combate ao racismo elaboradas pelo órgão judiciário. O MP de São Paulo abriu inquérito civil para investigar diversos casos de racismos e outras formas de discriminação no futebol paulista.

O inquérito está sob responsabilidade do GECRADI (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), mas reúne promotores também da promotoria de Direitos Humanos e do Jecrim (Juizado Especial Criminal), responsável por casos relacionados ao Estatuto do Torcedor. A intenção do inquérito é entender a motivação dada aos insultos racistas.

Mais notícias do Futebol brasileiro

A notícia que fez a torcida do Furacão se desesperar na Libertadores

O árbitro que odeia os brasileiros e favoreceu o Palmeiras na Libertadores

Estádio não pode ser lugar de permissividade, não pode ser uma terra sem lei. A atividade desenvolvida ali é lícita, um bem cultural, mas como em qualquer lugar, a lei impera e vige e deve ser aplicada nos mesmos termos do lado de fora do estádio”, afirmou o promotor Bruno Orsini, do Gecradi.

 O tempo de duração do inquérito será de um ano e poderá ser prorrogado se o Ministério Público achar necessário, “(No fim) a gente espera ter rastreado, junto às associações civis que atuam no futebol, os principais gatilhos de prática de racismo nos estádios. A partir da compreensão desses elementos, pensar estratégias para ter um olhar e atuação direcionados com vistas a debelar esses elementos”, completou Orsini.

Tópicos


Mais notícias