Copas Internacionais

Libertadores: A dura medida tomada pela Conmebol contra torcedores de Flamengo e Palmeiras que dificulta acesso à Montevideú há 16 dias da final

Autoridades definiram esquema para que as torcidas possam ir com segurança até Montevidéu

Por Wesley Alencar

Autoridades definiram esquema para que as torcidas possam ir com segurança até Montevidéu
Autoridades definiram esquema para que as torcidas possam ir com segurança até Montevidéu
Síguenos enSíguenos en Google News

Uma das principais preocupações das autoridades de Brasil e Uruguai quando se estabeleceu que a final da Libertadores seria entre Palmeiras e Flamengo eram possíveis confrontos entre torcedores em Montevidéu, dado o histórico recente de rivalidade entre as duas equipes, porém o clima de tensão cresceu após serem divulgadas mensagens trocadas entre torcedores que iriam entrar em conflitos no trajeto das caravanas de ônibus que as duas torcidas farão até a cidade celeste.

A Conmebol mobilizou então as autoridades de segurança locais de Brasil e Uruguai para traçar uma estratégia para evitar que os conflitos entre torcedores fossem evitados tanto no Brasil, quanto no Uruguai, além de ameaçar punir severamente as duas equipes caso fossem registrados atos de violência antes, durante e após a partida, marcada para o dia 27 de novembro, incluindo cogitando expulsão das duas equipes de edições futuras.

Os clubes, no entanto, não queriam que essa situação chegasse a tanto, então junto da Conmebol estão promovendo campanhas contra violência em suas redes sociais. Então uma das medidas tomadas pelas autoridades nacionais, após uma reunião na última terça-feira (09) entre Polícia Civil de São Paulo, Polícia Rodoviária, o STJD decidiram que até o Exército fará escolta dos ônibus que levarão os torcedores  para Montevidéu nas caravanas. Além de agentes brasileiros, policiais argentinos também serão mobilizados para a ação, segundo informações do jornalista Mauro Cezar Pereira.

Uma das medidas tomadas é que a primeira torcida que partirá destino ao Uruguai será a torcida do Palmeiras, que irá iniciar sua viagem às 22h do dia 24, quarta-feira e a torcida do Flamengo só estará permitida a sair do Rio de Janeiro quando a os alviverdes estiverem no Paraná, fazendo com que as caravanas estejam separadas por horas de diferença. As paradas serão programadas pela polícia.

Mudança na rota

Outra estratégia adotada é que, a partir da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, as duas caravanas seguirão por caminhos diferentes até Montevidéu, sendo que o palmeirenses irão via a cidade de Chuí, enquanto os flamenguistas irão pela Ruta 9; os dois caminhos têm tempos parecidos até o destino, o primeiro pode ser cumprido em 7h24m, enquanto o segundo em 7hh15 de viagem.

Outra medida é que quando chegarem no Uruguai, os brasileiros não se encontrem e nem circulem por Montevidéu, para que não se encontrem e não existam conflitos seja qual for o período. Quando chegarem ao Uruguai, as delegações de Palmeiras e Flamengo já estarão no país, preparados para decidir a competição mais importante das Américas.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Libertadores: O rígido protocolo que Palmeiras e Flamengo terão de passar que para não serem presos no Uruguai

A fala de Alissson que pode fazer com que Palmeiras perca um de seus principais jogadores após a Libertadores

Tópicos


Mais notícias