Copas Internacionais

Libertadores: a razão que faz título da Libertadores ser mais prejudicial que benéfico para Palmeiras e Flamengo

Campeão da Libertadores terá mais dor de cabeça do que motivos para comemorar se olhar para 2022

Por Wesley Alencar

Campeão da Libertadores terá mais dor de cabeça do que motivos para comemorar se olhar para 2022
Campeão da Libertadores terá mais dor de cabeça do que motivos para comemorar se olhar para 2022
Síguenos enSíguenos en Google News

Há 16 dias da grande decisão da Copa Libertadores, em Montevidéu, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo passaram a ter uma nova grande preocupação para após a partida do dia 27 de novembro. Isso por conta de uma determinação da FIFA, que fez com que o Mundial de Clubes seja disputado em fevereiro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e, como de praxe, o campeão da Libertadores representará o futebol sul-americano na competição intercontinental.

Mas o fato de ocorrer logo no segundo mês do próximo ano, previsto para ocorrer entre os dias 16 e 26, e terá sua definição no próximo dia 29, juntamente com o sorteio das chaves, fará com que o calendário da equipe campeã da Libertadores fique mais ajustado do que é habitualmente.

Isso porque, de acordo com o calendário divulgado pela CBF para 2022, o clube que for ao Mundial precisará remanejar cerca de três jogos do campeonato estadual, o que fará com que já haja jogos com pouco intervalo entre as partidas no mês de março, já que os estaduais precisam ser finalizados até o início de abril, data prevista para o início do Brasileirão.

Problema no estadual, problema internacional

Mas não será apenas o estadual que ficará espremido, isso porque no mesmo período está previsto a Recopa Sul-Americana, jogo que o vencedor da Libertadores enfrenta o vencedor da Copa Sul-Americana. As partidas dessa competição estão previstas para ocorrerem entre os dias 9 e 16 de marçouma situação que ameniza o desgaste é que as duas partidas serão no Brasil e com deslocamentos mais curtos para as equipes.

Além disso, ainda há possibilidade de ou Flamengo ou Palmeiras disputarem a Supercopa do Brasil, caso o Atlético-MG seja campeão tanto do Brasileirão, quanto da Copa do Brasil – neste caso, o regulamento prevê que o segundo colocado do campeonato brasileiro herda a vaga da competição. A Supercopa está prevista para acontecer no dia 20 de fevereiro, justamente quando ou o rubro-negro ou o alviverde estará na disputa do Mundial de Clubes.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Ajuda ao Flamengo? O decisivo jogador do Palmeiras que quer Jorge Jesus para desmontar o esquema de Abel Ferreira

O motivo pelo qual o Flamengo não se empolga com a renovação de Arrascaeta e vê jogador infeliz no clube

Tópicos


Mais notícias