Copas Internacionais

Flamengo, Palmeiras ou Atlético-MG: quem é o favorito para ganhar a Copa Libertadores 2021?

Competição chega a sua reta final e três brasileiros seguem no páreo pela glória eterna

Por Wesley Alencar

Competição chega a sua reta final e três brasileiros seguem no páreo pela glória eterna
Competição chega a sua reta final e três brasileiros seguem no páreo pela glória eterna
Síguenos enSíguenos en Google News

Pela primeira vez na história três clube brasileiros chegaram às semifinais da Copa Libertadores: Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG seguem representando o Brasil na competição mais importante das Américas (o Barcelona de Guayaquil foi o "intruso" na disputa). Mas qual das equipes brasileiras é a real favorita para ficar com o título?

Para cada torcedor, a paixão irá declarar que o seu time será sempre favorito ao entrar no gramado da disputa pelo título, seja você clubista ou não. Contudo, os números da Copa Libertadores não desmentem quem é o real e mais verdadeiro candidato a faturar a competição no estádio Centenário, em novembro próximo e, de acordo com dados do portal SofaScore, a disputa ficará entre Flamengo e Atlético-MG.

As campanhas até aqui

O Galo é o dono da melhor campanha na competição até aqui. Na fase de grupos foram 5 triunfos e um empate, enquanto na fase mata-mata somou novos dois empates e duas vitórias, mas não foi contra quaisquer equipes do continente, o Atlético-MG superou Boca Juniors e River Plate, dois do maiores campeões da competição, com seis e cinco títulos, respectivamente.

O Flamengo, por sua vez, se livrou dos questionamentos que a fase de grupo e ex-treinador causavam para atropelar os adversários no mata-mata o eminente Defensa y Justicia e o tradicional Olímpia, marcando 14 gols nos duelos até aqui e vendo brilhar as estrelas dos seus princpais jogadores e do técnico Renato Gaúcho.

O Palmeiras, uma vez mais, segue com uma campanha invejável e não perde fora de casa na comeptição de jeito nenhum; superou Universitário-PER, Independiente Del Valle-EQU e Defensa y Justicia-ARG em suas casas e na fase e grupos mostrou que o atual campeão da América segue com uma fome de títulos das grandes, quando eliminou a Universidad Católica e o tri-campeão São Paulo com pompas.

Os números da competição

Até aqui, o Flamengo tem o melhor ataque, com 28 gols na competição, mas é seguido de perto pelos outros dois brasileiros (o Palmeiras tem 26 e o Atlético-MG tem 19). Quando se trata da defesa, porém, o Galo é superior aos demais: sofreu apenas 3 gols em toda competição, enquanto o Verdão sofreu 8 e o Rubro-negro levou 12 gols na competição.

Em grandes chances criadas eles estão rigorosamente juntos: Atlético-MG com 30, Palmeiras com 28 e o Flamengo com 27. Porém, quando o assunto é errar finalizações, o Atlético-MG lidera e isso pode ser comprometedor: média de 16 chances desperdiçadas, enquanto o Porco tem 14 e o Mengo tem 10.

No quesito posse de bola, o Flamengo tem média de 56,4% de domínio até aqui, o Galo aparece em segundo com 54,4% e o Palmeiras tem bem menos, com apenas 45,5% de média. Agora transformar essa posse de bola em algo produtivo é o que realmente importa e nesse quesito há um empate, com 6,8 de finalizações no gol até aqui na competição, Flamengo e Atlético-MG estão empatados. O Palmeiras aparece com uma média menor até do que o eliminado Internacional: 6,1 e 6,6, respectivamente.

Afinal, quem é o grande favorito?

Mas quando o assunto é confronto direto, há um domínio. Pelo Brasileirão, o Atlético-MG venceu as partidas que teve contra Flamengo e Palmeiras: 2x1 e 2x0, nesta ordem. No embate entre Flamengo x Palmeiras, o rubro-negro levou a melhor por 1x0, logo na primeira rodada da competição, além de um empate entre os dois na Supercopa do Brasil, quando o vermelho e preto prevaleceu sobre o verde na penalidades.

Para fim de conversa, a classificação média do SofaScore aponta que, em média, aponta que o Atlético-MG é o grande favorito ao título, porque a equipe soma 7,12 na pontuação geral da competição entre os quesitos levantados. Porém, é seguido de perto pelo Flamengo, com 7,04 de aproveitamento e o Palmeiras, entre todas as equipes, aparece na quarta colocação, com 6,98 de aproveitamento no levantamento da plataforma (uma vez mais superado pelo Internacional, na terceira colocação, com 6,99).

 


Mais notícias