Copas Internacionais

Atlético-MG: quantas Copa Libertadores tem? Os títulos que conseguiu o Galo

Por Wesley Alencar

Clube chegou a mais uma semifinal da competição após atropelar o River Plate nas quartas de final e passar pelo Boca Juniors nas oitavas

Clube chegou a mais uma semifinal da competição após atropelar o River Plate nas quartas de final e passar pelo Boca Juniors nas oitavas

Síguenos enSíguenos en Google News

O Atlético-MG passou pelo River Plate nas quartas de finais da Copa Libertadores, com uma grande atuação no estádio do Mineirão e agora vai embusca do mais importante títulos das Américas, mas para isso, precisará por Palmeiras nas semifinais e, em uma eventual final, Barcelona ou Flamengo. Contudo, você sabe quantos título de Libertadores tem o Galo?

Para o mais ávido torcedor do Atlético-MG é impossivel não lembrar do título de 2013, o primeiro e único até aqui da equipe na competição. Com uma campanha marcante, a equipe do Galo bateu o Olímpia nos pênaltis, num dos jogos mais emocionantes da história da competição mais amada pelos sul-americanos.

A campanha do título inédito

Sob a batuta de Ronaldinho Gaúcho, o Atlético-MG não chegou como favorito aquela disputa antes do torneio começar, porém, na fase de grupos, a equipe terminou ocm a mehor campanha, somando 15 pontos, tendo 5 vitórias e uma derrota e um futebol que já chamava atenção do continente.

A prova de força daquela equipe veio quando eliminou o São Paulo nas oitavas de finais vencendo o primeiro jogo no Morumbi, por 2x1 e a volta por 4x1 no estádio Independência, o famoso Horto. A partir de então a situação passou a ser verdadeiros testes para cardíacos para os torcedores do Galo, nas quartas de finais a equipe passou pelo Tijuana-MEX com dois empates por 2x2 e 1x1 e com uma defesa de Victor nos minutos finais da partida de vota, que poderia custar a classificação.

Nas semifinais a equipe passou pelo Newell's Old Boys nos pênaltis, após derrota na Argentina por 2x0 e vitória no Brasil pelo mesmo placar. Na cal, os brasileiros levaram a melhor vencendo por 3x2.

Na grande decisão, nova derrota por 2x0 na ida para o Olímpia e na volta, num Mineirão completamente abarrotado, o Galo conseguiu a virada num dos jogos mais épicos da história da Libertadores, com gols de e Léo Silva. O 2x0 forçou uma prorrogação que  levou  à consagração do título ao vencer a disputa nos pênaltis por 4x3, quando Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo silva converteram suas cobranças, dando a primeira Libertadores ao Clube Atlético Mineiro.

Campanha em 2021   

Na atual temporada o Galo já é considerado um dos grades favoritos ao título, quando fez uma campanha até superior àquela de 2013, em somou 16 pontos em 5 vitórias e um empate. Na fase de oitavas de final superou o Boca Juniors nos pênaltis, após dois empates por 0x0 e o triunfo por 3x1 nas penalidades. Nas quartas, o clube bateu o River Plate de forma inconstestável vencendo por 1x0 na Argentina e por 3x0 no Mineirão.

Agora, o clube terá pela frente o Palmeiras, com quem fará as diputas de semifinais entre os dias 22 e 29 de setembro, com o primeiro jogo em São Paulo e a volta em Belo Horizonte. Se chegar à final, será apenas a segunda na história do clube alvinegro mineiro.

 


Mais notícias