Tecnicos

A carreira de Jorge Sampaoli: clubes e seleções que dirigiu e títulos que conquistou

Por Romario Paz

Jorge Sampaoli é um dos técnicos mais icônicos do futebol

Jorge Sampaoli é um dos técnicos mais icônicos do futebol

Síguenos enSíguenos en Google News

Atualmente no futebol brasileiro, os técnicos estrangeiros estão no topo com as principais conquistas recentes como a Copa Libertadores da América em 2019 com o Flamengo do português Jorge Jesus e no ano de 2020 com o Palmeiras do também português Abel Ferreira. Jesus também levantou a taça do Brasileirão em 2019 e elevou o patamar dos chamados “gringos”, mas Jorge Sampaoli não conseguiu todo esse sucesso esperado, mas sempre foi elogiado.

Jorge Sampaoli no Brasil

O argentino Jorge Sampaoli, de 61 anos, passou pelo futebol brasileiro entre 2019 e 2021 e comandou Santos e Atlético-MG, por onde conquistou o único título no país, o Campeonato Mineiro de 2020. Apesar da falta de resultados positivos, o treinador conseguiu aproveitamento geral de 63% e convenceu os torcedores de que seu papel ofensivo nas equipes que comandou deram uma característica diferente aos clubes.

Começo de Jorge Sampaoli

Sampaoli começou sua carreira profissional como técnico em 2002, aos 41 anos, quando comandou o Juan Aurich, do Peru, e começou a trilhar seu caminho no futebol. Antes passou por times regionais na Argentina como Alumni de Casilda, Belgrano de Arequito, Argentino de Rosario e Aprendices Casildenses. Passou por diversos clubes no país como Sport Boys, Coronel Bolognesi e Sporting Cristal. Em 2008 ganhou a primeira chance no Chile pelo O´Higgins, país que mais se envolveu na carreira.

O reconhecimento de Sampaoli

Antes de parar no Chile, foi ao Equador comandar o Emelec e posteriormente assumiu a Universidad de Chile, o clube que o projetou para o futebol mundial entre 2011 e 2012, até assumir a seleção do Chile em 2012 e ficar por lá até 2016. Teve a primeira experiência na Europa com o Sevilla, da Espanha, em 2016 e voltou a comandar uma seleção com a Argentina entre 2017 e 2018. Após a experiência no Brasil, está no Olympique de Marselha desde março deste ano, clube pelo qual comandará Gerson, ex-Flamengo.

As conquistas de Jorge Sampaoli

Jorge Sampaoli comandou o Chile na Copa do Mundo de 2014 e a Argentina na Copa do Mundo de 2018 e em ambas foi eliminado nas oitavas de final. Conquistou dez títulos na carreira: tricampeão da Liga Casildense, um pelo Belgrano de Arequito e dois pelo Aprendices Casildenses, teve a melhor fase por clubes na Universidad de Chile ao ser campeão da Copa Sul-Americana 2011, Torneio Apertura 2011 e 2012, Torneio Clausura 2011 e Copa Gato 2011. Em 2015 conquistou a primeira Copa América do Chile e pelo Atlético-MG faturou o Campeonato Mineiro 2020.


Mais notícias