Seleçao

Por que o Ranking da FIFA é tão importante e porque o Brasil precisa estar bem nele até a Copa do Mundo do Catar?

FIFA divulgou o novo ranking de seleções nesta quinta-feira (16)

Por Wesley Alencar

FIFA divulgou o novo ranking de seleções nesta quinta-feira (16)
FIFA divulgou o novo ranking de seleções nesta quinta-feira (16)
Síguenos enSíguenos en Google News

Nesta quinta-feira (16), a FIFA divulgou o ranking de seleções do mundo, após os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e amitosos. A Seleção Brasileira segue na 2ª colocação geral, com 1.811 pontos, atrás apenas da Bélgica, primeira colocada, com 1.832 pontos. A grande novidade da lista é que a Inglaterra, vice-campeã da Eurocopa 2020, ocupa agora a 3ª posição, somando 1.755. Mas porque estar tão bem contada no ranking da FIFA é tão importante?

Desde a Copa do Mundo de 2018, a FIFA passou a usar o ranking para definir a ordem das equipes na divisão dos potes para a realização do sorteio da principal competição de futebol do mundo. Se o sorteio fosse hoje, com base nos oito primeiro colocados, a Bélgica (1.832 pontos), o Brasil (1.811), a Inglaterra (1.755), a França (1.754), a Itália (1.735), a Argentina (1.725) e Portugal (1.674), juntos do Catar, país-sede, seriam as oito seleções cabeças de chaves do mundial. A Espanha (1.673), oitava colocada, teria como destino o pote 2 e poderia cruzar com qualquer um dos supracitados.

Criado pela FIFA em 1993, o ranking já sofreu diversas mudanças em seu sistema de pontuação, a última delas justamente em 2018, dando importância e pesos distintos para triunfos sobre adversários mais difíceis. A pontuação varia também entre o campeonato disputado e placar final da partida. Então, quanto mais difícil for o adversário e mais complicada for a competição, mais pontos ela vale e, claro, o mais difícil deles é a Copa do Mundo.

Conhecendo os adversários

Dessa forma, estar atento ao ranking quando todos os jogos da Eliminatórias e os amistosos prepatórios acabarem será importante, antes do sorteio dos grupos, para saber quais poderão ser oa possíveis adversário da Seleção Brasileira, por exemplo. Na última Copa do Mundo, quando passou a velr o ranking, o Brasil era, também, a segunda melhor colocada na lista da entidade, e enfrentou Suíça, Sérvia e Costa Rica.

Tópicos


Mais notícias