Futebol Internacional

Prêmio The Best da FIFA consagra Alexia Putellas e Robert Lewandowski como os Melhores de 2021

Entre as mulheres, Alexia Puttellas confira o favoritismo e vence o The Best da FIFA. Sem um grande destaque entre os homens, Robert Lewandowski fatura o bi 

Por Jorge Dias

Entre as mulheres, Alexia Puttellas confira o favoritismo e vence o The Best da FIFA. Sem um grande destaque entre os homens, Robert Lewandowski fatura o bi 
Entre as mulheres, Alexia Puttellas confira o favoritismo e vence o The Best da FIFA. Sem um grande destaque entre os homens, Robert Lewandowski fatura o bi 
Síguenos enSíguenos en Google News

Grande momento do ano aguardado por todos que acompanham futebol e ponto alto desta segunda (16), a FIFA revelou quem foi o Melhor Jogador e a Melhor Jogadora de 2021. O polonês Robert Lewandowski conquistou pela segunda vez seguida o prêmio The Best, superando Lionel Messi (seis vezes vencedor do troféu) e Mohamed Salah, considerado o melhor jogador em atividade no momento. No futebol feminino, Alexia Putellas foi a grande vencedora do The Best, confirmando o favoritismo que veio com a Bola de Ouro, da revista France Football. Ela bateu sua companheira de equipe, Jennifer Hermoso e a australiana Sam Kerr.

Em uma dinâmica e reservada cerimônia em Zurique, na Suíça, a FIFA realizou a celebração anual que elege os destaques do ano anterior. Entre homenagens e reconhecimentos, o ponto alto da festa fica sempre pela escolha indivual de quem fez diferença para sua equipe. Outra premiação que é importante no The Best é justamente a Seleção dos 11 melhores, já que trata-se de um esporte coletivo.

Faz tempo que a FIFA busca trazer mais visibilidade para o Futebol Feminino, nem sempre consegue. No entanto, nas solenidades do The Best tem sido reconhecido os valores das mulheres e seus feitos. O mesmo tempo de exibição e mesmas premiações foram distribuídas para ambos os gêneros.

Saiba um pouco mais sobre os vencedores desta edição.

Melhor Jogadora

Alexia Putellas tem 27 anos, 1,73m , é espanhola da cidade de Mollet del Vallès e joga há dez temporadas no Barcelona. Atua como meia-atacante ou atacante de lado de campo (ala). Desde 2013 é convocada para a Seleção da Espanha. Tem como ídolos masculinos Iniesta, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho e feminino a francesa Louisa Nécib Cadamuro.

Ela concorreu entre as finalistas do The Best pela primeira vez. Teve como concorrentes a também espanhola e companheira de equipe, Jennifer Hermoso, e a rival na final da Champions, a australiana Sam Kerr. A seu favor pesou o fato de ter ganho o Campeonato Espanhol, a Copa da Rainha e a Champions League, em cima do Chelsea, de Kerr. Jenni também estava presente nestas conquistas, mas o fato de Alexia ter sido eleita a melhor meio-campista e melhor jogadora da Europa ao fim da temporada, pela UEFA, jogou a favor da camisa 11. Ela era favorita por ter vencido há Bola de Ouro há dois meses. Na temporada 2020/21, fez 42 jogos com 26 gols atuando com a camisa azul-grená. Também teve 12 aparições com a Fúria, marcando 5 vezes.

Melhor Jogador

Robert Lewandowski tem 33 anos, 1,85m, é polonês da Varsóvia e joga desde a temporada 2014/15 no Bayern de Munique. Atua como centroavante. É convocado para a Seleção da Polônia desde 2008 e é o maior artilheiro de seu país. Seu pai lutava judô e sua mãe era jogadora de vôlei. 

Já era o atual vencedor do The Best na única vez que tinha sido indicado entre os finalistas. Em um ano com pouco brilho indiviual, superou Lionel Messi e Mohamed Salah e ganhou o prêmio pelo segundo ano seguido. Ele iguala o feito de Ronaldinho Gaúcho e fica empatado em quarto lugar dos maiores vencedores. Messi lidera com seis prêmios de Melhor do Mundo. Cristiano Ronaldo tem cinco. Ronaldo Fenômeno e Zidane têm três cada. Messi havia ganho a Bola de Ouro há dois meses, mas não dava para dizer que tinha um favoritismo contra o polonês.

Lewandowski foi campeão do Campeonato Alemão e da Supercopa da Alemanha. Somando Bayern e Seleção, atuou em 69 partidas e fez 69 gols, isso mesmo, média de UM gol por jogo durante um ano inteiro. É o jogador mais velho a levar o troféu. 

Melhor 11 Feminino (4-3-3)

Melhor 11 Masculino (3-3-4)

Leia mais sobre o The Best:

Confira os vencedores do The Best para Técnicos, Goleiros, Puskás e outros prêmios da FIFA

Tópicos


Mais notícias