Série A

Confira os vencedores do The Best para Técnicos, Goleiros, Puskás e outros prêmios da FIFA

Saiba quem foram os melhores de 2021 pela FIFA, no prêmio The Best, em categorias adjacentes

Por Jorge Dias

Saiba quem foram os melhores de 2021 pela FIFA, no prêmio The Best, em categorias adjacentes
Saiba quem foram os melhores de 2021 pela FIFA, no prêmio The Best, em categorias adjacentes
Síguenos enSíguenos en Google News

Nesta segunda-feira (16), a FIFA promoveu mais uma edição do prêmio The Best, que traz os melhores do ano anterior. Há muitas categorias para as premiações, além do Melhor Jogador do Ano e Melhor Jogadora do Ano. A cerimônia deste ano precisou ser feita de forma virtual, então atletas, técnicos e demais contemplados, não estiveram presentes no palco em Zurique, na Suíça e receberão os troféis posteriormente.

Leia mais notícias de Futebol Internacional:

Saiba quem são os indicados ao prêmio 'The Best', da FIFA, que acontece nesta segunda

Confira quem foi contemplado na cerimônia:

Prêmio Especial

Pela carreira, a atacante canadense Christine Sinclair foi a primeira homenageada da noite. Ela é a maior artilheira de seleções entre mulheres e homens, com 188 gols anotados com o Canadá. Ela também ajudou a Seleção a conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Tem 38 anos e atua no Portland Thorns.

Melhor Goleira

Christiane Endler, goleira chilena, de 30 anos, do Lyon, foi a primeira latino americana a conquistar o prêmio. Ganhou por suas atuações com o ex-time PSG, ajudando a quebrar uma sequência de Campeonatos Francês vencidos pelo Lyon.

Melhor Goleiro

Campeão da Champions com o Chelsea, o senegalês Édouar Mendy, de 29 anos, desbancou Donnarumma, que ganhou a Eurocopa com a Itália, e foi eleito o melhor goleiro. Mendy ganhou a titularidade no time inglês desbancando o espanhol Kepa Arrizabalaga.

Prêmio Puskás

Um dos momentos mais aguardados da noite do The Best é o Prêmio Puskás, que consagra o gol mais bonito do ano. O vencedor desta edição foi Erik Lamela, que hoje defende o Sevilla, mas o gol foi marcado enquanto jogava pelo Tottenham, antes de se transferir no meio de 2021. Foi um toque de letra, dentro da área adversária, no dia 14 de Março, na derrota para o Arsenal, por 2 a 1. Confira abaixo como Lamela marcou o gol do ano:

Homenagem

Uma homenagem especial foi feita para o ex-atacante alemão Gerd Müller, campeão da Copa de 74 e que faleceu ano passado.

Prêmio Fair Play

É um prêmio dado alguma boa ação relacionada ao futebol, não necessariamente dentro dos gramados oficiais. Nesta edição, o Prêmio Fair Play foi para os médicos da seleção da Dinamarca, salvando a vida do meia Christian Eriksen, que teve uma parada cardíaca durante a estreia da Seleção na Eurocopa.

Melhor Técnica(o) - Futebol Feminino

A inglesa Emma Hayes, de 45 anos, técnica do Chelsea, ganhou e mal podia acreditar. Mostrou-se surpresa com a eleição. Conduziu os Blues à tríplice coroa nacional, vencendo o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa, além de ter sido vice-campeã da Champions League.

 

Melhor Técnino - Futebol Masculino

Surpreendentemente, entre os técnicos dos homens, o alemão Thomas Tuchel desbancou Pep Guardiola e Roberto Mancini. Tuchel, 48 anos, estava no PSG, mas assumiu o Chelsea no meio da temporada 2020/21. Conseguiu acertar o time e conquistou a Champions League e Supercopa da UEFA, além do vice da Copa da Inglaterra. Primeira vez que um time faz dobradinha de técnicos.

Leia mais notícias de Futebol Internacional:

FIFA Fan Awards

É o prêmio dado a um torcedor ou torcida de uma equipe por atitudes louváveis. O prêmio foi entregue pelo ex-goleiro Júlio César às torcidas da Dinamarca e da Finlândia durante o mesmo episódio que envolveu Eriksen na Eurocopa. Depois que o jogador já havia sido retirado e encaminhado ao hospital, as torcidas rivais se uniram em gritos de incentivo para o atleta e sincronizaram, enquanto uma gritava "Christian" a outra respondia "Eriksen". Reveja este momento emocionante:

Prêmio Especial

Cristiano Ronaldo não esteve entre os finalistas do principal prêmio da noite, mas ganhou um prêmio especial ao tornar-se o maior artilheiro de seleções do futebol masculino. Com Portugal, alcançou o número de 115 gols anotados e deve aumentar ainda a marca. Com 36 anos, o "Robôzão" disse que se sente motivado por mais algumas temporadas e deve atuar com Portugal, pelo menos até a próxima Euro.

 


Mais notícias