Futebol Internacional

Irã fora da Copa com Itália em seu lugar? Fifa revela a verdade sobre boato antes de sorteio de grupos da Copa

Seleção 4 vezes campeã do mundo está fora do mundial do Catar

Por Bruno Leandro

Seleção 4 vezes campeã do mundo está fora do mundial do Catar
Seleção 4 vezes campeã do mundo está fora do mundial do Catar
Síguenos enSíguenos en Google News

Surgiram diversas conversas na internet em relação a exclusão do Irã da Copa do Mundo e a seleção italiana herdar o seu lugar no Mundial, com a justificativa de o país asiático discriminar as mulheres no futebol. A versão ganhou ainda mais força nesta quinta(31) quando nesta semana, cerca de 2 mil mulheres já haviam comprado ingresso para a partida contra o Líbano, mas foram barradas na entrada do estádio Imam Reza, na cidade de Meshed.

Mais Notícias sobre Futebol Internacional: 

Sorteio da Copa do Mundo; Fifa anuncia distribuição dos potes; veja possíveis adversários do Brasil

No entanto, a possibilidade de um tapetão que seria tão histórico quanto embaraçoso nas Eliminatórias não passa de boato, diz a Fifa. A Itália foi eliminada pela Macedônia do Norte na repescagem das Eliminatórias Europeias e ficou de fora da segunda Copa seguida. Alguns dias depois, na terça-feira (29), mulheres foram proibidas de entrar no estádio para ver Irã e Líbano, nas Eliminatórias Asiáticas. Com a proibição, surgiram tais boatos, especialmente porque a Fifa também já alertou o Irã sobre a exclusão das mulheres no futebol. Porém, a própria entidade deixou claro que isso não passa de fake news;

"Tivemos uma reunião executiva da Fifa na quarta-feira, no Qatar, e hoje um congresso com todas as delegações, incluindo o Irã. Nunca discutimos excluí-los da Copa do Mundo. E ainda que fosse, a seleção promovida no lugar seria de outro país da Ásia. Vamos tirar esta ideia da cabeça, de que a Itália pode ir à Copa do Mundo. É impossível. Esperar que possa ser convidada é uma utopia" , disse a ex-árbitra Evelina Christillin, que é executiva do Conselho da Fifa à rádio italiana Uno.

Vinte e nove das 32 seleções da Copa do Mundo deste ano já são conhecidas. Restam apenas três vagas de repescagens: uma da Europa (Escócia, País de Gales ou Ucrânia) e duas da repescagem internacional (uma para Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru; outra para Costa Rica ou Nova Zelândia). O sorteio dos grupos começa às 12 horas (de Brasília).

Quem fica de fora da Copa

Atual campeã europeia, a Itália é, notavelmente, a ausência mais sentida nesta Copa do Mundo. A tradicionalíssima seleção tetracampeã Mundial ficará de fora pela segunda vez consecutiva, após ser eliminada pela Macedônia do Norte.

Mohamed Salah e Riyad Mahrez ficarão de fora depois que Egito e Argélia não  conseguiram se classificar. O companheiro de equipe de Salah no Liverpool, Luis Diaz, também não jogará depois de a Colômbia ter feito uma decepcionante campanha nas eliminatórias sul-americanas.

A sensação norueguesa dos últimos anos, Erling Haaland, também não jogará o Mundial, já que a Noruega terminou em terceiro no seu grupo de classificação.

Mais Notícias sobre Futebol Internacional: 

Cinco grandes craques que não estarão presentes na Copa do Mundo 2022

Tópicos


Mais notícias