Tecnicos

Renato Gaúcho: veja quais são os times que jogou em sua carreira como jogador

Atual treinador do Flamengo jogou profissionalmente entre as décadas de 1980 e 1990 e atuou por grandes clube do Brasil

Por Wesley Alencar

Atual treinador do Flamengo jogou profissionalmente entre as décadas de 1980 e 1990 e atuou por grandes clube do Brasil
Atual treinador do Flamengo jogou profissionalmente entre as décadas de 1980 e 1990 e atuou por grandes clube do Brasil
Síguenos enSíguenos en Google News

Renato Gaúcho é um dos grandes treinadores da atualidade do Brasil, tendo ocnquistado títulos como a Copa Libertadores de 2017 e a Copa do Brasil em 2016, ambos pelo Grêmio, além também de uma conquista de copa nacional com o Fluminense, em 2008. Contudo, muitos da nova geração não sabem que o técnico também foi jogador, e dos bons.

Ao todo, Renato Gaúcho jogou em 10 equipes, 9 delas no Brasil e uma delas na Itália, quando atuou pela Roma, em 1988, para ser companheiro do holandês Ruud Gullit, mas a passagem pelo futebol italiano foi tão ruim que durou apenas uma temporada e até hoje é considerado um grande fracasso de contratação na Itália, tanto que pouco é falado disso em sua trajetória.

De cria a ídolo do Grêmio e xodó do Flamengo, mesmo no rival

Contudo, as grandes glórias porém, foram no início da carreira, no Grêmio. Cria da casa, estreou em 1980, mas foi em 1982 que foi contratado profissionalemente. Por lá, Renato Gaúcho foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1983, sendo que neste último, fez os dois gols na vitória sobre o Hamburgo, por 2x1. Também foi bicampeão gaúcho em 1985 e 1986, sendo considerado um dos grandes ídolos da equipe gremista em toda sua história.

Em 1987 decidiu respirar novos ares e foi atuar pelo Flamengo, para formar dupla com Bebeto no ataque rubro-negro e consquistou a torcida flamenguista durante a campanha do título da Copa União daquele ano, mas essa foi só a primeira das três passagens que teve pelo Flamengo. Em 1990 voltou para ser mais uma vez campeão, dessa vez da Copa do Brasil daquele ano. Em 1997 voltou uam vez mais, mas teve uma passagem mais apagada sem consquistar nenhum título de expressão.

Em 1991, ele iniciou sua passagem pelo Botafogo onde teve muitas polêmicas e um ruim desempenho no Brasileirão daquele ano. Teve uma rápida passagem de três meses de empréstimo no Grêmio, para rertornar ao Botafogo em 1992, e, após uma goleada sofrida pelo Flamengo na final do Brasileirão de 1992, Renato foi visto numa festa de comemoração do rubro-negro, na casa do amigo Gaúcho. Isso provocou o afastamento do jogador do alvinegro que não voltou mais a vestir a camisa do Glorioso.

Artilheiro em Minas

Renato então foi buscar uma oportunidade em Minas Gerais, no Cruzeiro, onde conquistou o Campeonato Mineiro e a Supercopa Sul-Americana de 1992. Mas foi mais uma equipes quem que teve uma breve, mas marcante estadia. Na Raposa, ele marcou cinco gols numa mesma partida, nos 8x0 contra o Atlético Nacional da Colômbia, sendo o artilheiro daquela competição com 6 gols.

Pelado, pelado, nu com a mão na aposentadoria

Ainda em Minas, teve uma passagem sem grande brilho no Atlético-MG e chegou ao Fluminense em 1995, onde foi campeão do Cariocão daquele ano com o famoso gol de barriga, que foi imortalizado no folclore do futebol nacional. Contudo, no final do ciclo nas laranjeiras foi melancólico: o Fluminense brigava para não ser rebaixado e prometeu que se a equipe jogasse a Série B no ano seguinte, ele andaria nu pelas ruas do Rio de Janeiro.

O Fluminense caiu e ele não cumpriu a promessa, mas quando questionado falou que o Flu realmente não jogou a segunda divisão no seguinte, por conta de um esquema de manipulação de partidas, no caso que ficou conhecido como Ivo Mendes, e ainda naquele ano voltou ao Flamengo. Em 1999, Renato Gáucho foi jogar no Bangu, mas pouco ajudou a equipe carioca que terminou o Cariocão daquele ano em penúltimo e então decidiu se aposentar e ir cursar Educação Física.

 


Mais notícias