Série A

STJD pode punir Botafogo x Fluminense por homofobia; entenda o caso

STJD analisará o caso

Por Jorge Dias

STJD analisará o caso
STJD analisará o caso
Síguenos enSíguenos en Google News

Em mais um triste episódio de preconceito no futebol brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva analisará possíveis atos de homofobia praticados pelas torcidas de Botafogo e Fluminense durante o clássico no Nilton Santos, onde o tricolor saiu vitorioso por 1x0 com o gol de Manoel. Em caso parecido, o Flamengo, no Campeonato Carioca foi penalizado em 20 mil reais.

Mais notícias do Futebol brasileiro:

'Tá na área'; será que a torcida do Flamengo confia em Everton Cebolinha

Os xingamentos foram gravados por torcedores do Botafogo e publicados nas redes sociais, em dado momento, no setor Oeste inferior, enquanto os jogadores do Fluminense estavam indo para aquecer no gramado, era possível ouvir os gritos vindos da torcida alvinegra “time de veado”. O zagueiro David Braz chegou a ficar observando as expressões dos torcedores.

Procurado, o Procurador-Geral do STJD, Ronaldo Piacente, afirmou que vai aguardar a publicação da súmula do árbitro da partida e o relatório feito pelo delegado do jogo para conferir se o episódio foi relatado. Mesmo sem essa confirmação, o STJD pode dar prosseguimento com o caso se entender que houve infração.

A procuradoria também investigará se o caso foi isolado ou praticado por mais de um torcedor. Em março, o Flamengo se envolveu em um conflito parecido com o Fluminense, na ocasião, o clube das Laranjeiras foi absolvido da acusação de racismo enquanto o rival foi condenado a pagar 20 mil reais por cânticos homofóbicos entoados durante o confronto.

Ônibus apedrejado não é da alçada do STJD

Segundo o Procurador-geral, o caso não será avaliado desportivamente por se tratar de um caso da esfera criminal. O ônibus da delegação do Fluminense foi alvo de arremessos de pedras e latas de cerveja por torcedores do Botafogo, após passar em uma onde se localizava um bar frequentemente visitado pelos alvinegros. O vidro do veículo foi quebrado.

Mais notícias do Futebol brasileiro:

O Argentino que vai colocar Everton Ribeiro no banco

Tópicos


Mais notícias