Série A

O feito único que campeão da Libertadores conseguirá hoje (27) que inveja a todos

Campeão da Libertadores terá um mimo que há muitos os clubes vencedores não têm

Por Wesley Alencar

Campeão da Libertadores terá um mimo que há muitos os clubes vencedores não têm
Campeão da Libertadores terá um mimo que há muitos os clubes vencedores não têm
Síguenos enSíguenos en Google News

Palmeiras e Flamengo vão decidir na tarde deste sábado (27) a Copa Libertadores de 2021 e buscar repetir um gostinho que ambos já experimentaram por duas vezes e, curiosamente, nas duas últimas edições foram eles quem triunfaram nas Américas, o rubro-negro em 2019 e o alviverde em 2020. Agora, o vencedor entrará para a seleta lista de tricampeões da competição, mas o ganhador em Montevidéu terá um feito histórico para celebrar.

Isso porque a taça entregue ao campeão de 2021 da Libertadores será o troféu original da competição que passou por restaurações. O troféu é de 1959 e, num vídeo de divulgação, a Conmebol detalhou sobre o processo de restauro da Copa Libertadores.

“Com o tempo, campeonato após campeonato, viu como havia mudanças, que se percebiam seguramente para aqueles que conhecem a história da Libertadores. Percebi que a Copa estava se transformando, mas já havia um fato anedótico que fez isto acontecer… A Copa já vinha sendo atingida pelo carinho, o apreço e muitas outras coisas que acontecem ao longo do tempo. Para mim, isto tem um valor histórico muito importante e era uma responsabilidade pessoal restaurar de volta para a Copa original”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

O que representa o troféu da Libertadores?

Carlo Tonani, responsável pelo processo de restauração, ainda explicou toda a simbologia do troféu e do orgulho latino-americano. “As orelhas têm uma escada internamente, isso representa um estádio, a tribuna e o campo na parte plana. Vê-se uma circunferência que representa o mundo e o jogador latino-americano acima do mundo e a coluna central que eleva o jogo latino-americano a um nível mundial. Tudo está conectado. Tudo tem uma representação”, afirmou.

A taça original da Libertadores é de prata esterlina, pesando mais de 10 quilos e mede cerca de um metro. Por causa de sua deformidade, ela foi recolhida à sede da Conmebol e desde então apenas réplicas passaram a serem entregues aos campeões seguintes.

Agora, em 2021, o troféu original consagrará o tricampeonato ou do Palmeiras, ou do Flamengo, na 74ª edição da Libertadores. A bola rola às 17h no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai.

Tópicos


Mais notícias