Série A

Brasileirão 2021: resultados e tabela de classificação após a 17º rodada

Corinthians, São Paulo, Bragantino, Grêmio e Cuiabá venceram na rodada 

Por Wesley Alencar

24/08/2021, 02:47 PM

Corinthians, São Paulo, Bragantino, Grêmio e Cuiabá venceram na rodada 

Campeonato Brasileiro vai se aproximando cada vez mais à sua metade e agora faltam apenas duas rodadas para acabar o primeiro turno da principal competição do país. Na rodada 17, dos dez jogos, 5 acabaram empates e houve uma dominância maior de vitórias dos visitantes.

O principal triunfo dos visitantes foi do Corinthians, que visitou o Athletico-PR, em Curitiba, e bateu o Furacão por 1x0, gol feito em cabeçada de Roni. Com a vitória, o Timão ganhou cinco posições, ultrapassando inclusive o rival da partida, e chegando à 6ª colocação do campeonato, com 24 pontos, primeira equipe dentro da zona de classificação às fases preliminares da Copa Libertadores de 2022. O Athletico, por sua vez, teve a quarta derrota consecutiva na competição e estacionou nos 23 pontos, nono colocado agora. 

Vitórias dos visitantes

Quem também triunfou fora de casa foi o São Paulo, com gol de Pablo, logo aos quatro minutos de jogo. O Tricolor reencontrou Hernanes, ídolo da torcida e hoje no Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. Embora não tenha tido grandes dificuldades no jogo, a vitória são-paulina foi importante para se afastar de vez da zona da degola e se reabilitar da eliminação sofrida na Copa Libertadores. Agora, o Mais Querido é o 12ª colocado, com 21 pontos. 

Na noite da última segunda-feira (23), o Bragantino foi mais um visitante a vencer. Na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Massa Bruta não tomou conhecimento do América e com gols de Ytalo e Gabriel Novaes, venceu mais uma fora e chegou aos 31 pontos, na 4ª colocação. 

O visitante mais surpreendente da rodada foi o Cuiabá, que venceu o Palmeiras em pleno Allianz Parque por 2x0, com gols de Clayson e Uillian Corrêa e ganhou fôlego na briga contra o descenso. Já o Verdão perdeu a terceira partida seguida, mas ainda persiste na segunda colocação do campeonato, com 32 pontos. 

O único mandante que venceu foi o Grêmio que, no sábado (21), bateu o Bahia por 2x0 na Arena do Grêmio. O Imortal chegou a 16 pontos e vê a saída da zona de rebaixamento possível já na próxima rodada, caso vença, isso porque a diferença agora para o primeiro time fora da zona da degola é de apenas dois pontos (Fluminense e Bahia tem 18 pontos, cada um). Borja e Diego Souza marcaram os tentos da vitória tricolor. 

Muitos empates e muitos gols 

Ao todo, nos 5 empates, foram 12 gols que decretaram a igualdade no placar (na rodada toda foram 20 gols). A partida entre Santos e Internacional teve mais gols: quatro, 2 para cada lado e muita emoção, porque o Inter saiu na frente, sofreu a virada e empatou já nos minutos finais. Porém, Santos e Inter morreram abraçados na 11ª e 10ª posição, respectivamente.

Em Fortaleza, o Flamengo ficou no empate com o Ceará, na partida que teve mais polêmica do lado de fora do que dentro de campo, quando o comentarista Roger Flores, da TV Globo alfinetou Renato Gaúcho por deixar Pedro no banco de reservas. Dentro de campo Vina e Vitinho fizeram os gols do jogo. A outra equipe do Ceará, o Fortaleza, empatou em 1x1 com o Juventude e deixou escapar mais uma oportunidade de assumira  vice-liderança da competição.

Atlético-GO e Chapeconse também empataram por 1x1 na abertura da rodada, lá no sábado (21), curiosamente o mesmo resultado da última partida da rodada, quando nem mesmo o líder Atlético-MG conseguiu vencer. O Galo visitou o Fluminense em São Januário e ficou no 1x1, gols marcados por Fred e Eduardo Sasha marcaram os tentos do jogo. Com o resultado, a equipe mineira ficou há cinco pontos do segundo colocado e Flu se aproximou do Z4.

Tópicos


Mais notícias