Seleçao

Seleção Brasileira de Futebol: curiosidades do passado e do presente

As principais curiosidades e as grandes histórias das conquistas mundiais da Seleção Brasileira do passado e do presente. E o futuro? O hexa vem?

Por Wesley Alencar

As principais curiosidades e as grandes histórias das conquistas mundiais da Seleção Brasileira do passado e do presente. E o futuro? O hexa vem?
As principais curiosidades e as grandes histórias das conquistas mundiais da Seleção Brasileira do passado e do presente. E o futuro? O hexa vem?
Síguenos enSíguenos en Google News

A mais bem-sucedida e brilhante de todos os tempos, sem dúvida alguma. Magia, beleza, efetividade, contundência. Tudo isso descreve a Seleção Brasileira de Futebol, a única seleção pentacampeã do mundo, que ganhou as Copas em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

A Copa Mundial da Suécia, no ano 1958, foi a primeira a receber cobertura televisiva internacional e a Seleção Brasileira de Futebol foi a primeira a ganhar um título mundial fora do seu continente. A magia e todo o talento do Pelé e a sua camisa número 10 ficaram conhecidos no mundo todo graças a isso!

História para relembrar

1. A Copa de 1958 apresentou uma seleção que fascinou o mundo todo com a dupla Pelé – Garrincha, o “Rei” e o “Anjo das Pernas Tortas”. Foi o primeiro título mundial da seleção, o começo de uma caminhada para o futuro muito bem-sucedida.

Mas o Brasil não era favorito: na frente havia quatro seleções que tinham o favoritismo da imprensa que fazia a cobertura da Copa: a União Soviética, a Suécia, a República Federativa da Alemanha e a Iugoslávia.

Pelé continua tendo o recorde de jogador mais novo disputando uma final de Copa do Mundo: na final de 1958, ele tinha 17 anos e 249 dias.

2. A Copa de 1962 consagrou o bicampeonato do Brasil. A Itália tinha conseguido isso antes, nas Copas de 1934 e 1938. Brasil foi a seleção que fez mais gols: 14.

O Vavá foi o primeiro jogador de futebol a fazer gols em duas finais: ele fez dois gols na final de 1958 na Suécia, e um em 1962 no Chile, contra a Tchecoslováquia.

3. Em junho de 2020 completaram-se 50 anos da Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil se consagrou tricampeão. Naquele ano a transmissão televisiva foi a cores, pela primeira vez, para o mundo todo. E foi a despedida do Rei Pelé.

Foi nessa Copa que surgiram os cartões vermelho e amarelo, mas não houve nenhum jogador expulso de campo. E foi nesse ano que Zagallo, o técnico que ocupou o lugar do Saldanha, banido pela ditadura militar, disse a frase inesquecível: “Seremos os primeiros a chegar e os últimos a ir embora”.

O “Lobo” Zagallo teve uma estratégia impressionante, que foi juntar os maiores jogadores ofensivos daquela época: Tostão, Gerson, Rivelino, Jairzinho e Pelé. E deu no que deu! Embora o jogo contra o Uruguai nas semifinais fora tenso demais pelo fantasma do Maracanaço.

4. Já na Copa de 1994, o Brasil se consagrou tetracampeão. Até esse momento, a Seleção Brasileira de Futebol era, junto com Alemanha e Itália, as únicas seleções nacionais tricampeãs.

Foi a primeira Copa do Mundo que teve o nome dos jogadores nas camisetas. E foi a Copa durante a qual Diego Maradona deu positivo em um controle anti doping, sendo retirado pela FIFA. 

Esta 15º edição da Copa do Mundo de Futebol teve a primeira final da história sem gols. O Brasil se tornou tetracampeão nos pênaltis, 3x2 contra Itália.

5. 2002 foi o ano em que o Brasil se consagrou pentacampeão. Única seleção que participou em todas as Copas do Mundo, teve a Ronaldo no lugar do Romário por decisão do técnico Scolari. Foi a primeira final entre Brasil e Alemanha, que nunca tinham se enfrentado até então.

A lista de jogadores para a Copa de 2022

Os convocados pelo técnico Tite são: os goleiros Alisson, Ederson e Weverton; os laterais Dani Alves, Danilo, Renan Lodi e Alex Sandro; os zagueiros Thiago Silva, Marquinhos, Lucas Veríssimo e Éder Militão; os meias Casemiro, Douglas Luiz, Fred, Fabinho, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; e os atacantes Everton, Roberto Firmino, Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus, Neymar Jr., Richarlison e Vinícius Júnior.

Trarão o hexacampeonato?

Tópicos


Mais notícias