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Quanto a Nike paga para Seleção Brasileira?

Entidade máxima do futebol nacional a empresa norte americana tem vínculo desde 1995

Por Wesley Alencar

Entidade máxima do futebol nacional a empresa norte americana tem vínculo desde 1995
Entidade máxima do futebol nacional a empresa norte americana tem vínculo desde 1995
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Uma das camisas mais marcantes da história do futebol mundial, a amarelinha da Seleção Brasileira é muito cobiçada entre as marcas de materiais esportivos, mas, há 26 anos, apenas uma fornecedora desenvolve os uniformes do Brasil seja para as Copas do Mundo, América, Eliminatórias, amistosos e Olimpíadas: a Nike. E os valores que envolvem essa parceria sempre foi motivo de muita curiosidade entre os torcedores brasileiros.

Estima-se que em 2020, a CBF lucrou cerca de R$ 365 milhões com a parceria, em que a Nike é considerada a principal patrocinadora da equipe canarinho no momento. Com contrato vigente desde 1995, o atual contrato vai até a Copa do Mundo de 2026, mas as partes já estão em caminho para acertar uma renovação por mais tempo, contudo, existem arestas a serem aparadas parar um novo acordo.

CBF e Nike

A CBF entende que poderia ganhar mais com o novo acordo, já que ele seria de menos período que o atual, enquanto a Nike acredita que um valor menor que o pedido pela CBF, por mais tempo de contrato seria o ideal. Além do mais, existe ainda a questão Neymar, já que a marca e o craque entraram em conflito após a rescisão de contrato após uma suspeita de abuso sexual por parte do jogador a uma funcionária da empresa norte-americana.

Após a acusação, a assesoria de imprensa do jogador afirmou que ele se defenderia "vigorosamente" contra as denúncias e citou ainda que "é bem estranho um caso que supostamente aconteceu em 2016, com alegações feitas por uma funcionária da Nike, aparecerem apenas neste momento [a história veio à tona apenas em meados de 2021]". Após o rompimento com a Nike, Neymar acertou contrato com a Puma.

Por mais quanto tempo o Swoosh será verde e amarelo?

Neymar à parte, a intenção da Nike é finalizar a discussão sobre renovação antes do início do desenvolvimento do uniforme para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Atualmente, a camsia número um da Seleção Brasileira faz homenagem à camisa da Copa do Mundo de 1970, quando a seleção conquistou o tricampeonato no México.

Desde o início da parceria, o Brasil vestiu Nike nas Copas do Mundo da França, em 1998, da Coreia do Sul e do Japão, na conquista do penatcampeonato em 2002, na Alemanha, em 2006, África do Sul, em 2010, na Copa do Brasil, em 2014 e na Rússia, em 2018. De acordo com o atual contrato, ainda terão mais duas Copas para a swoosh vestir o Brasil: em 2022, no Catar e em 2026 nos EUA, México e Canadá.

Além da Seleção principal, a Nike ainda é fornecedora de material esportivo para todas as categorias de base do Brasil, assim também como para a Seleção Feminina do Brasil  e do Fustal. Curiosamente, outras modadlidades também são patrocinadas pela marca norte-americana no país, como o Basquete, o Skate e o Atletismo.

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