Seleçao

Lista dos times que cederam mais jogadores à Seleção Brasileira em Copas do Mundo: quem mais contribuiu?

Por Wesley Alencar

Clubes nacionais tiveram participação fundamental em todas a história do país nas Copas

Clubes nacionais tiveram participação fundamental em todas a história do país nas Copas

Síguenos enSíguenos en Google News

Única seleção a participar de todas as edições da Copa do Mundo e maior vencedor, com 5 títulos, a Seleção Brasileira teve nos clubes brasileiros sua grande fonte de jogadores para formar as equipes que partciparam dos mundiais até aqui e, claro, conquistar cinco deles. Mas você sabe qual foi o clube que mais cedeu jogadores para amarelinha? 

Diferentemente do que muitos imaginam, ao apontar Flamengo, Palmeiras e Corinthians, o clube que mais teve nomes convocados para defender a Seleção Brasileira foi o Botafogo.  O Glorioso teve 47 jogadores convocados para 16 edições dos mundiais, sendo o primeiro em 1930 e o último em 2014. quando o goleiro Jefferson foi convovcado para disputar o mundial no Brasil.

A seleção dos clubes

O segundo clube com mais jogadores convocados para a Seleção Brasileira na histórias das Copas foi o São Paulo, com 46 jogadores chamados, apenas um atrás do Botafogo. Os são-paulinos defenderam o Brasil também em 16 mundiais, com o último deles sendo convocado em 2006, o volante Mineiro. Cabe destacar aqui que, em todas as vezes que o Brasil foi campeão mundial, havia ao menos um jogador do São Paulo entre os campeões mundiais (Kaká e Rogério Ceni estavam em 2002, por exemplo).

De volta ao Rio, o terceiro e o quarto colocados são de lá: O Vasco da Gama teve 35 jogadores convocados para 12 mundiais, enquanto o Flamengo teve 33 jogadores chamados para disputarem 17 toneios mundiais. Ainda no Rio de Janeiro e fechando o top cinco, está o Fluminense, que teve 31 jogadores levados para a disputa de 15 mundiais pela seleção brasileira em toda a história.

Empatados na sexta colocação, Palmeiras, Santos e Corinthians tiveram, igualmente, 24 jogadores convocados para a Seleção Brasileira em toda história. A diferença está em que o os palmeirenses estavam em 11 mundiais (inclusive sempre nas conquistas de títulos, como o São Paulo), o corinthianos em 12 mundiaisos santistas estevam presentes em 7 competições, cedendo simplesmente Pelé, único jogador tricampeão mundial do mundo.

Abaixo do trio paulista, estão a dupla mineira, com o Atlético-MG com 12 jogadores convocados para 7 edições do mundial; e o Cruzeiro que, em 8 Copas do Mundo, teve 11 representantes. Internacional e Grêmio tiveram, cada um, 8 jogadores chamados aos Mundiais, em 6 edições disputadas. Clubes como Portuguesa (6), Ponte Preta (5), São Cristóvão (5), América-RJ (3), Américano (2), Athletico (1), Guarani (1), Portuguesa Santisa (1) e Ypiranga de Nitéroi (1) também já cederam jogadores à Seleção Brasileira.

Convocados do exterior

Como tem acontecido, com a exportação de muitos jogadores para fora do país, as equipes estrangeiras ganharam espaço na lista de clubes que mais cederam jogadores à Seleção Brasileira em Mundiais. Real Madrid e Barcelona, por exemplo, lideram o nome de jogadores convocados, com 10 cada um, número superior ao chamados da dupla Grenal. A dulpa de Milão, Inter e Milan tem 8 e 7 convocados, respectivamente.

O Paris Saint-Germain teve 7 jogadores convocados em toda a história. Figuram ainda na lista clubes como o Benfica (6), Bayer Leverkusen (5), Lyon (5), Bayern de Munique (4), Napoli (3), Atlético de Madrid (3), Tottenham (2) e Yokohama Marinos (1)


Mais notícias