Seleçao

A história de Neymar nos jogos Brasil x Colômbia: tem de tudo

Controvérsias, brigas, lesões, expulsões e gols. O brasileiro será desejado hoje na Copa América.

Por Romario Paz

Controvérsias, brigas, lesões, expulsões e gols. O brasileiro será desejado hoje na Copa América.
Controvérsias, brigas, lesões, expulsões e gols. O brasileiro será desejado hoje na Copa América.
Síguenos enSíguenos en Google News

A Seleção Brasileira faz nesta quarta-feira uma partida especial pela Copa América 2021: enfrenta  A Colômbia tem que somar se não quer depender de outros resultados para se classificar para as quartas de final, mas sabe que na frente está o time com mais gols na Copa (7) e que está em ritmo avassalador.

O referente do ‘arranhão’ é Neymar, um velho conhecido da Seleção Nacional, que já enfrentou 7 vezes e que tem uma história cheia de tudo: gols, expulsões, lesões, brigas e outras polêmicas. Até mesmo um "gol olímpico"!

A primeira vez que Neymar enfrentou a Colômbia em grandes campeonatos foi em um amistoso de 2012, disputado nos Estados Unidos. O jogo terminou em 1 a 1 e 'Ney' foi o protagonista: ele marcou o gol da empate (Cuadrado havia marcado para a Colômbia), mas errou um pênalti aos 80 minutos de forma incrível, mandando a bola para a arquibancada do MetLife Stadium, Novo Jersey.

Depois veio a Copa do Mundo de 2014 e a memorável partida das quartas-de-final em que o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1. Apesar da classificação para as semifinais, Neymar saiu aos prantos devido a uma lesão em uma de suas vértebras, após ataque de Camilo Zúñiga. A estrela não jogou mais aquela Copa do Mundo.

Nesse mesmo ano foi disputado um amistoso. A Colômbia colocou Zúñiga como capitão para que, na hora do empate, ele resolvesse qualquer problema com Neymar, que se desculpou pela lesão na Copa do Mundo. Esse jogo foi vencido por 1 a 0 pelo Brasil com um gol de cobrança de falta de 'Ney'.

 Mais uma partida acirrada aconteceu na Copa América 2015. A Colômbia venceu o Brasil por 1 a 0 na fase de grupos, em uma partida em que o duelo Zúñiga x Neymar foi retomado, o craque brasileiro foi expulso e em que houve luta no Fim do jogo. Que empurrão de Bacca!

Na classificação, Neymar enfrentou a Colômbia duas vezes. Em 2016 ele marcou um gol para sua equipe em 2-1; em 2017 esteve presente no 1-1 em Barranquilla. O último antecedente de Neymar contra a Colômbia é de 2019, em amistoso disputado em Miami. O bis de Muriel, mas o crack da ‘verdeamarela’ marcou o golo na final por 2-2.

Outros jogos de Neymar contra a Colômbia: no sul-americano Sub-20, em 2011, brasileiros e colombianos se enfrentaram duas vezes, com triunfos por 3 a 1 (gol de Neymar) e por 2 a 0. Além disso, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nas quartas de final, Neymar fez um gol por 2 a 0 que eliminou a Colômbia.

 


Mais notícias