Brasileiros pelo Mundo

Vinicius jr e os 6 anos que mudaram sua vida: da favela da avó ao 14º gol do Real Madrid

Por Romario Paz

Florentino Pérez contratou um jovem brasileiro que não estreou por 45 milhões e com 21 conquistou a Liga dos Campeões em Paris pelo clube branco.

Florentino Pérez contratou um jovem brasileiro que não estreou por 45 milhões e com 21 conquistou a Liga dos Campeões em Paris pelo clube branco.

Síguenos enSíguenos en Google News

Vinicius Júnior completou a temporada de sua consagração na elite do futebol mundial deixando sua marca na La Decimofourta. O jovem de 15 anos que dormiu com a avó numa favela e três anos depois assinou pelo Real Madrid já é uma estrela neste desporto. Aos 21 anos, ele marcou o único gol na final da Liga dos Campeões contra o Liverpool na partida que elevou sua carreira. Durante todo esse tempo ele suportou o ridículo por sua falta de sucesso; agora os mesmos o aclamam.

Mais notícias de Brasileiros pelo mundo:

A declaração de Marcelo após a final que cita o Botafogo

O dom do oportunismo que este jovem atacante apareceu em Paris. Era o minuto 59 da partida no Stade de France quando ele decidiu seguir um ataque que veio da outra banda aos pés de Fede Valverde. O uruguaio queria chutar a gol quando se aproximava da área, mas saiu dele um magnífico cruzamento que o jogador brasileiro aproveitou. Um toque sutil com a primeira esquerda serviu para Vinicius trazer uma nova Liga dos Campeões às vitrines do Santiago Bernabéu.

A contratação de 45 milhões de euros por Florentino Pérez, que não havia estreado pelo Flamengo, confirmou neste sábado que o compromisso do Real Madrid é firme. Na mesma semana em que fracassou a contratação de Kylian Mbappé, Vinicius Júnior tem qualidades suficientes para ser líder em campo. O menino que nasceu em São Gonçalo, uma das cidades de menor renda per capita do Brasil, e cresceu no perigoso bairro do Porto do Rosa, já é um craque do esporte.

Um menino tímido

Vinicius passou de marcar gols descalço em gols feitos de dois chinelos para marcar o gol que todo jogador de futebol sonha em fazer. Tudo na vida de Vinicius acontece na velocidade da luz, como ele mesmo joga. Sua ascensão precoce ao estrelato fez dele uma criança prodígio, mas a vida até então não era fácil para a família Paixão. De 2016 a 2022, a pobreza das favelas ficou para trás para ser um jogador que estará entre os cinco primeiros da próxima Bola de Ouro.

O bairro do Porto do Rosa é controlado por traficantes e o futebol de rua se torna a única saída para os jovens fugirem das drogas e das gangues que guardam as entradas das favelas. A família e as empresas passam então a ser o pilar fundamental para podermos lutar por um futuro melhor. O sonho de Vinicius desde muito jovem era se tornar um jogador de futebol profissional para mudar sua família para um ambiente mais seguro.

A vida em São Gonçalo não era fácil e a família teve que se separar quando o brasileiro tinha apenas 7 anos. Seu pai, que trabalhava como instalador de internet, foi para São Paulo para mandar dinheiro para casa. Vinicius morava na casa de Nilza, sua avó paterna, localizada na Rua Heitor Rodrigues, 40. O futuro jogador do Real Madrid dividia um quarto com a avó e Fernanda, sua mãe, com a irmãzinha Alessandra.

Até 2016 Vinicius não tinha o menor conforto, mas conseguiu dar à família aquela segurança que tanto ansiava. Ele fez isso quando tinha apenas 16 anos. Foi então que assinou seu primeiro contrato com o Flamengo e se mudou com os pais e irmãos para uma das áreas mais luxuosas do Rio de Janeiro. Apenas alguns meses depois, ele assinou com o Real Madrid em troca de 45 milhões de euros. A partir daí teve que lutar com a pressão de defender o escudo madridista.

Artilheiro

Seu primeiro ano deixou vislumbres do jogador de futebol em ascensão, mas também seu principal problema: era difícil para ele definir. Quem o conheceu não teve dúvidas: "Ele sempre marcou muitos gols, sempre foi o artilheiro". Eu só precisava de tempo. Mas isso não existe no Real Madrid. O trabalho de Thiago Lobo, seu fisioterapeuta, e de seus grandes amigos, Wesley e Menegate, fez um ótimo trabalho em suas três primeiras temporadas para que o jovem Vinicius se mantivesse firme contra as críticas.

Em 2021/2022 chegou sua grande eclosão. Dos seis gols e sete assistências que ele marcou na última temporada, ele passou para 22 gols e 20 assistências. A parceria que criou com Karim Benzema tem sido essencial para o Real Madrid conquistar a dobradinha nesta temporada. O balneário branco não deixou de confiar no parceiro, que foi mais um apoio para impulsionar o estrelato de um futebolista que já é uma realidade na elite.

Este sábado tirou essas listras para, no segundo remate do Real Madrid, marcar o golo que deu finalmente a vitória blanca. A final será lembrada pelas defesas antológicas de Thibaut Courtois, mas também pelo fator diferencial de Vinicius. Salah os colocou de todas as cores no outro gol e não conseguiu acertar. o brasileiro marcou seu primeiro gol em uma final da Liga dos Campeões, levantou seu primeiro 'Orejona' e deu mais um passo em sua ainda curta lenda.

Carlo Ancelotti também deve ser reconhecido. O trabalho do técnico italiano com Vinicius fez do brasileiro um novo jogador. Parte por parte, a figura do grande craque do Real Madrid foi sendo construída. Aos 21 anos, chegou a fazer parte do Olimpo, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para cumprir a missão com que chegou ao clube: ser parte importante da história. Alguns de seus companheiros de equipe conquistaram a quinta Champions neste sábado. Ele tem tempo.

Mais notícias de Brasileiros pelo mundo:

A terrível razão pela qual Neymar deve deixar o futebol com urgência

Tópicos


Mais notícias