Futebol Internacional

Único no mundo, o Lyon paga seus jogadores com ações!

A dez jogos do final do campeonato, o Lyon está em terceiro lugar na classificação do campeonato francês  

Por Romario Paz

A dez jogos do final do campeonato, o Lyon está em terceiro lugar na classificação do campeonato francês
 
A dez jogos do final do campeonato, o Lyon está em terceiro lugar na classificação do campeonato francês  
Síguenos enSíguenos en Google News

O Lyon encontrou uma ideia inovadora para lidar com a crise provocada pelo coronavírus no mundo do futebol, pagando aos seus jogadores com cotas de clubes. Metade do elenco, masculino e feminino, aceitou esta opção que permitirá ao clube evitar ter que enfiar a mão no bolso num momento em que os rendimentos são escassos.

Medida que só o Lyon pode tomar na França, onde é o único clube cotado na bolsa. Com esta decisão, a entidade presidida por Jean-Michel Aulas procura fazer face à difícil situação financeira que atravessa o seu clube e o futebol francês em geral.

A pandemia obrigou a temporada passada a interromper prematuramente a temporada, o que deixou o Lyon fora das competições europeias pela primeira vez desde 1996, com o consequente prejuízo econômico causado.

Soma-se a isso a diminuição das receitas televisivas com o campeonato nacional, depois que a operadora espanhola Mediapro rescindiu o seu contrato e, com urgência, foi alcançado um acordo com o Canal Plus que paga metade do inicialmente previsto. Como os demais clubes franceses, o Lyon também viu suas partidas disputadas à porta fechada, sem poder entrar com o dinheiro da bilheteria.

Fica entre 5 e 25% do salário e aplica-se a partir de fevereiro
Para fazer frente a essa situação, além das renegociações salariais, o presidente concordou com parte dos funcionários em pagar com ações, o que lhe permite preservar seu tesouro. O pagamento em cotas fica entre 5 e 25% do salário e é aplicado a partir de fevereiro, podendo ir até o final da temporada, dependendo das condições sanitárias, indicou o clube.

Embora até agora apenas metade das seleções tenham aproveitado esta possibilidade, o Lyon garante que as suas portas estão abertas para que outros o façam no futuro. "O Olympique Lyonnais está satisfeito por ter chegado a um acordo com as suas seleções e gostaria de agradecer especialmente a todos aqueles que aceitaram espontaneamente este princípio", disse o clube em comunicado publicado esta semana.

Segundo as suas contas, esta operação não implicará uma redução dos lucros dos jogadores, dada a estabilidade das ações do clube, que transaccionam acima de 2 euros por título. Além disso, o pagamento em ações pode ter outras consequências positivas, como uma maior adesão de jogadores e mulheres ao projeto esportivo, apontam alguns especialistas em economia do esporte. Na verdade, quanto melhor for a carreira esportiva da equipe, mais as ações do clube vão subir.

A dez jogos do final do campeonato, o Lyon está em terceiro lugar na classificação do campeonato francês, apenas 3 pontos atrás do Lille, com dois pontos à frente do Paris Saint-Germain.

Tópicos


Mais notícias