Copas Internacionais

A ascensão do Flamengo e a decadência do Barcelona: seria possível o Mengão bater o poderoso time da Catalunha com Gabigol e companhia?

Por Romario Paz

Diferença de valores ainda é grande, mas no campo a situação não parece muito distante da igualdade

Diferença de valores ainda é grande, mas no campo a situação não parece muito distante da igualdade

Síguenos enSíguenos en Google News

O Flamengo é o grande time da América do Sul desde 2019 com simplesmente nove títulos conquistas desde então, dois deles continentais com a Copa Libertadores da América 2019 e a Recopa Sul-Americana 2020. E o Mengão pode enfileirar mais uma taça com a final da Copa Libertadores 2021 contra o Palmeiras no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o que levanta a questão se o rubro-negro não poderia jogar na Europa e, por exemplo, bater de frente com o Barcelona.

Pelo valor de mercado, a diferença ainda é grande. Enquanto o Flamengo vale R$ 941,1 milhões com Gabigol o mais valioso, o Barcelona tem o elenco avaliado em R$ 4,2 bilhões com Frenkie de Jong o mais caro. Mas se ambos os elencos fossem colocados frente a frente, a briga seria interessante pela ótima fase que vive o rubro-negro com Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, enquanto o time catalão ainda busca um padrão de jogo após a saída de Lionel Messi e as dificuldades com Ronald Koeman no comando.

Na história, Flamengo e Barcelona se enfrentaram quatro vezes, todas elas na Espanha, com um amistoso (1962), um Troféu Ibérico (1967), um Troféu Joan Gamper (1968) e um Torneio Ramón de Carranza (1979). São três vitórias do Mengão contra apenas um triunfo do Barcelona, nove gols marcados pelo clube brasileiro e seis tentos do clube espanhol.

Quais são as situações de Flamengo e Barcelona na temporada

Na temporada 2021, o Flamengo vive ótima fase com dois títulos conquistados, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca, e ainda pode faturar três taças já que está na segunda colocação do Campeonato Brasileiro 2021 com mais 15 rodadas pela frente, na semifinal da Copa do Brasil diante do Athletico-PR e na final da Copa Libertadores contra o Palmeiras. Já o Barcelona na temporada 2021/2022 vive situação diferente com a nona colocação do Campeonato Espanhol após sete rodadas, perdeu de goleada os dois primeiros jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões, e venceu apenas uma vez nas últimas seis partidas.


Mais notícias