Tecnicos

Tite, história e curiosidades do técnico da Seleção Brasileira

Hoje treinador da Seleção Brasileira, Tite teve passagens por grandes clubes do futebol nacional

Por Wesley Alencar

Hoje treinador da Seleção Brasileira, Tite teve passagens por grandes clubes do futebol nacional
Hoje treinador da Seleção Brasileira, Tite teve passagens por grandes clubes do futebol nacional
Síguenos enSíguenos en Google News

Adenor Leonardo Bachi nasceu em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 25 de maio de 1961. Filho de Seu Genor Bachi e de Dona Ivone Bachi, ele é conhecido como Tite. Tem dois irmãos, Beatriz e Ademir e é o técnico da Seleção Brasileira desde o ano de 2016.

Quando era criança, todo mundo o chamava de ‘Ade’, apelido criado desde a diminuição do seu primeiro nome.  O menino adorava jogar futebol e sonhava com ser jogador de futebol profissional.

Trajetória como jogador

Tite começou a fazer testes, em 1978, para jogar no clube Caxias do Rio Grande do Sul. Ao ser aprovado, integrou as categorias de base. No ano de 1982 começou a sua carreira como jogador de futebol profissional, no Caxias, onde ficou até 1984, tendo disputado 121 jogos.

Em 1985 e 1986 ele jogou na Portuguesa de São Paulo. Ainda em 1986 foi transferido para o Guarani de Campinas. Naquele clube ele jogou com Ricardo Rocha e Evair, ganhando dois vice-campeonatos brasileiros, em 1986 e 1987.

No ano de 1989 Tite deixou a carreira de jogador de futebol profissional depois de ser sofrido graves lesões que o deixaram durante longos períodos fora dos campos de jogo. Ele só tinha 29 anos e 7 como jogador profissional.

Trajetória como técnico

Uma vez abandonada a carreira de jogador, Tite começou a estudar Educação Física na PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Quando se formou, conseguiu uma oportunidade como treinador no Guarany, no Rio Grande do Sul. Corria o ano de 1990.

Ao longo dos anos, ele treinou quatorze equipes profissionais: doze no Brasil e duas no Oriente Médio. Antes de virar técnico da Seleção Brasileira, ele treinou o Corinthians, clube que deixou em 2016 justamente para assumir o comando da Seleção.

Alguns clubes dos quais Tite foi treinador, foram: o Guarany, Caxias do Rio Grande do Sul, Grêmio, Atlético Mineiro, o São Caetano, o Palmeiras e o Corinthians.

Trajetória como técnico da Seleção Brasileira

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou Tite como novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol em junho de 2016. Era necessário melhorar o fraco desempenho do Brasil durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Com essa intenção, Tite estreou em setembro de 2016: no jogo contra o Equador, o Brasil ganhou por 3 gols a 0.

Já na Copa de 2018 na Rússia, a intenção era ganhar o hexacampeonato. Era também quebrar esse jejum de 16 anos sem um título mundial. Infelizmente a Bélgica acabou com esse sonho nas quartas de final...

Apesar dessa derrota, a CBF continuou confiando no técnico, que mantém o trabalho na Seleção até hoje. Afinal, o Tite possui diversos títulos que conquistou com a Seleção Brasileira e com diversos clubes que comandou:

Com a Seleção Brasileira conquistou o Súper Clássico das Américas de 2018 e a Copa América de 2019. Já com o Corinthians conquistou os principais títulos como técnico: bicampeonato brasileiro, campeão da Copa Libertadores, campeão do Mundial de Clubes da Fifa e da Recopa Sul-americana.

Com o Internacional ele conquistou uma Copa Sul-Americana e uma Copa Suruga. E com o Grêmio conquistou uma Copa do Brasil.


Mais notícias