Série A

O verdadeiro motivo que impede que o Flamengo seja comprado pelo mundo árabe como quer o governo

Clube foi citado para receber investimentos do mundo árabe pelo ministro da Economia

Por Wesley Alencar

Clube foi citado para receber investimentos do mundo árabe pelo ministro da Economia
Clube foi citado para receber investimentos do mundo árabe pelo ministro da Economia
Síguenos enSíguenos en Google News

Desde que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, falou da possibilidade de sheiks árabes investirem em clubes brasileiros, citando nominalmente o Flamengo como uma possibilidade real de compra, diversos torcedores imaginara a potência que o clube poderia virar, como outros clubes do mundo que receberam grande aporte financeiro dos petrodólares com Paris Saint-Germain e Manchester City.

No entanto, o próprio presidente do Flamengo tratou de dar fim às especulações e, até mesmo os sonhos dos torcedores, ao ser muito claro que não existe possibilidade da situação ocorrer ao menos por enquanto, já que não há brecha no estatuto do rubro-negro que permita que o clube seja comprado.

“Não há nenhuma sinalização, nem previsão estatutária para que isso possa ocorrer”, afirmou Rodolfo Landim aos membros da diretoria do Flamengo, segundo a revista a Veja. Para haver uma compra do clube, o rubro-negro precisaria, primeiro, mudar o seu código estatuário, para que se tornasse, por exemplo, um clube-empresa e aí sim permitir que parte do clube ou o todo fosse comprado, como caso do Red Bull Bragantino e clubes europeus.

Como começou toda essa história?

Toda situação ganhou força quando Paulo Guedes comentou sobre a possibilidade de investimento árabe no futebol brasileiro, na semana passada. “Eles anunciaram: ‘calma, nós vamos comprar dois times, estamos examinando e vamos comprar dois times’. Eles vêm aí com os investimentos. Isso ontem e anteontem na viagem, Eles compraram o Manchester United, compraram o Cristiano Ronaldo, etc; Então, vários brasileiros da comitiva começaram a pensar. Eu pensei: ‘Vem ser sócio do Flamengo’. Aí um tinha do outro lado, que é vascaíno e falou ‘vem para o Vasco’. Eu falei: ‘olha, vai perder dinheiro’”, comentou Paulo Guedes.

No entanto, o ministro cometeu um equívoco ao falar sobre o Manchester United, já que os Red Devils são geridos pela família Glazer, mais propriamente por Joel e Avram, que tem uma fortuna estimada em mais de 4,7 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes, com negociações no ramo alimentício, embalagem, de saúde, bancário, de gás natural, internet, ações e outros mais.

No entanto, a fala de Guedes pode ser um prenúncio do virá, já que o atual governo deliberou a favor da alteração das estruturas dos clubes de futebol de atividades sem fins lucrativos para Sociedade Anônima do Futebol. Mas, os clubes precisam mudar os seus estatutos para caber dentro do novo regimento, caso que impede o Flamengo de ser adquirido por qualquer que seja o comprador neste momento.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Renato Gaúcho bate martelo e afirma se Arrascaeta vai ser titular ou não na Libertadores

Neymar na torcida? Astro do PSG sinaliza sua escolha entre Palmeiras x Flamengo na Libertadores

Tópicos


Mais notícias