Brasileiros pelo Mundo

Roberto Firmino, a história de um jogador talentoso e perseverante

Jogador é uma das estrelas do ataque do Liverpool ao lado de Salah e e Mané, mas tem passado que muitos desconhecem

Por Wesley Alencar

Jogador é uma das estrelas do ataque do Liverpool ao lado de Salah e e Mané, mas tem passado que muitos desconhecem
Jogador é uma das estrelas do ataque do Liverpool ao lado de Salah e e Mané, mas tem passado que muitos desconhecem
Síguenos enSíguenos en Google News

Roberto Firmino nasceu no dia 2 de outubro de 1991 em Maceió, Alagoas, e foi batizado como Roberto Firmino Barbosa de Oliveira. Filho de Seu José Roberto Cordeiro e de Dona Mariana Cícera Barbosa de Oliveira, ele nasceu no seio de uma família pobre, onde o pai conseguia sustentar a família através da venda de garrafas de água.

Vivendo uma infância com dificuldades financeiras, o menino Roberto Firmino era muito protegido e cuidado pela mãe, que dificilmente permitia que ele fosse brincar na rua, por ter medo da violência e do que poderia lhe acontecer.

Mas nada impediu que o garoto acabasse se apaixonando pela bola de futebol! Hoje, casado com Larissa Pereira e pai de uma filha chamada Valentina, ele joga como atacante no Liverpool, na Inglaterra, onde é conhecido como Bobby Firmino.

Como jogador, ele é admirado pela sua facilidade de fazer muitas assistências, voltando para defender, mesmo sendo um jogador atacante. Essa constante movimentação pelo campo e a leitura do jogo que ele faz são as suas características mais marcantes.

A trajetória profissional e as realizações do Firmino

As categorias de base do CRB Maceió viram o jovem Roberto Firmino iniciar a sua carreira como jogador de futebol. Ao completar 17 anos de idade, no ano de 2009, ele virou destaque ao disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo time de juniores do clube Figueirense.

Depois dessa Copa, ele começa a jogar na equipe profissional do Figueirense, ganhando o vice-campeonato da série B do campeonato brasileiro em 2010. Graças a esse fato, foi contratado pelo clube alemão Hoffenheim.

Na Alemanha, Firmino teve destaque na Bundesliga na edição 2013/2014: ele foi considerado o jogador revelação, tendo marcado 16 gols. Foi o quarto artilheiro daquele torneio.

No ano de 2015 o Liverpool pagou 41 milhões de euros pelo Bobby Firmino e é nesse time que ele joga até hoje.

A sua relação com a Seleção Brasileira começou em 2014, quando ele estreou tendo sido convocado pelo Dunga. A sua estreia aconteceu substituindo o Luiz Adriano num jogo contra a Turquia. Só no seguinte jogo contra a Áustria ele conseguiu fazer o seu primeiro gol pela Seleção.

Em 2015 Firmino disputou a Copa América e em 2018 disputou a Copa do Mundo. Atualmente ele foi convocado pelo Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo em Qatar 2022.

Tópicos


Mais notícias