Brasileiros pelo Mundo

O reinado acabou? As razões pelas quais Tchouaméni é um meio-campista melhor que Casemiro no R. Madrid

Tchouaméni Ele quer conquistar uma vaga no Real Madrid

Por Romario Paz

Tchouaméni Ele quer conquistar uma vaga no Real Madrid
Tchouaméni Ele quer conquistar uma vaga no Real Madrid
Síguenos enSíguenos en Google News

Antes de mais nada, vamos esclarecer: Casemiro é uma estrela estabelecida, e Tchouaméni, a nova contratação do Real Madrid, pode ser, mas ainda tem que provar isso. Com isso dito, vamos decompô-lo.  É uma das grandes perguntas que o Real Madrid se faz: é uma cópia de Casemiro? Aurélien é um jogador bem conhecido dos especialistas, mas poucos o viram jogar com frequência. 

Mais notícias de Brasileiros pelo Mundo:

Nem Brasil nem Espanha; A liga de baixo nível que Marcelo jogaria na próxima temporada

A grande tentação é compará-lo com o brasileiro por duas coisas: o menino jogou muito nessa posição (Bordeaux, Mônaco e França); e Madrid precisa de um substituto nessa posição em breve. Mas todas as vozes concordam: prendê-lo nesse papel é limitá-lo, embora ele possa fazer isso muito bem lá. Da França, alguém que o conhece muito bem em campo. "Onde ele mais atuou foi no pivô duplo, embora nesta temporada ele tenha evoluído muito como jogador interno com a bola.

Ele evoluiu jogando de cara e filtrando passes. Claro, ainda lhe custa quando se trata de se perfilar e virar as costas. Nisso, ele deve melhorar se quiser jogar mais avançado. Como meio-campista, ele se recupera e joga rápido. E então, ele tem uma ótima chance se sair do gancho."

Na Espanha não são muitos os que o conhecem perfeitamente. Agora todo mundo pensa em Aurélien, mas são poucos os que engoliram os jogos do Mônaco, entre outras coisas, porque a Ligue 1 não pode ser vista na Espanha na TV. "É um médio moderno", diz-nos outro especialista, "é um daqueles jogadores que abrem o debate sobre se devem ser pivôs ou jogadores interiores. facilidade para 'box to box'".


Uma coisa é certa: Tchouameni é um tremendo apanhador. Aliás, em 2021 foi eleito o melhor do mundo pelo especialista em estatística brasileiro 'Sofascore'. No total, ele teve 139 roubos de bola,  e 450 recuperações de bola. O melhor, mas é só isso? Não. Em Madrid, vai jogar muito Casemiro, mas não é apenas um Casemiro, se essa expressão for permitida. Com o passar do tempo, como aconteceu com 'Case', Tchouameni vai acabar como pivô puro, mas o brasileiro, na idade do francês (22), estava mais dentro (São Paulo e Castilla) do que pivô, e, só com o passagem da idade, tem acumulado em pivô. O mesmo acontecerá com os franceses, certamente.

No Mônaco, jogou ao lado de Fofana em um pivô duplo com licença para 'sonhar' para cima. Na França, com Kanté, Aurélien é o jogador posicional, já que Kanté é mais disperso. "Ele é muito tático e organizado. Em alguns anos, ele vai acabar lá, mas agora seria um pecado se ele só jogasse lá, porque isso limita sua capacidade criativa".

Antoine Simonneau, ilustre jornalista do 'L'Equipe', referência jornalística na França, finaliza a análise: "Para mim ele não é um Casemiro. É verdade que pode ser um grande pivô, porque rouba e recupera muito . Ele é muito poderoso, tem uma exibição física impressionante e vence quase todos os seus duelos. Ele antecipa e lê muito bem o jogo. Ele é o presente do mundo nesta posição e no futuro, seja como pivô ou contribuindo mais no ataque O seu poder permite-lhe quebrar linhas, criar espaços e desequilibrar as defesas. Para mim é um híbrido entre o melhor '6' e o melhor '8'. Além disso, pessoalmente, é muito trabalhador, sério e comprometidos. Uma grande contratação para Real Madrid".

Mais notícias de Brasileiros pelo Mundo:

Será ignorado? A dura batalha que Casemiro terá no Real Madrid para se manter ao mais alto nível

Tópicos


Mais notícias