Neymar melhor que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi? Esta é a verdadeira história da estrela brasileira
Neymar Jr. chegou ao Paris Saint-Germain em 2017 com um objetivo claro: “Ser o melhor do mundo”
Neymar Jr. chegou ao Paris Saint-Germain em 2017 com um objetivo claro: “Ser o melhor do mundo”O seu percurso teve muitas curvas: lesões, festas, polémicas em campo, problemas extra-desportivos, flertes com o Barcelona ... “Muitas vezes me enganei. Quando me frustro, fico zangado, explodo e não me comunico bem”, reconhece.
Seu momento, entretanto, parece ter chegado. Aos 28, está em condições de encerrar uma 'era', a de Cristiano Ronaldo (35 anos) e Leo Messi (33), que, desde 2008, compartilham a Bola de Ouro quase que exclusivamente. sua mesa sem permissão e já está concorrendo, com seu caráter irreverente de sempre, ao título honorário de 'melhor jogador do mundo'. "Estou no meu melhor desde que cheguei a Paris", reconheceu em agosto Neymar.
Neymar na Champions, a grande vitrine do futebol mundial, é exibida a cada partida. O ex-Barcelona e o Santos jogaram o time de costas na última edição e o levaram à final: ele marcou dois gols contra o Dortmund nas oitavas de final - um no jogo de ida e outro na segunda mão -, deu uma assistência na vitória angustiante nas quartas de final contra o Atalanta (1-2) e outra nas semifinais contra o RB Leipzig (0-3). Apenas o Bayern (0-1) impediu sua coroação.
O PSG estava na tela e só o Neymar se encarregou de levantá-lo. Um gol contra o Leipizig (1-0), dois contra o Manchester United em Old Trafford (1-3) e três contra o Istanbul Basaksehir (5-1) fizeram com que o Paris Saint-Germain deixasse de ser eliminado e passasse a oitavo como líder do Grupo H, o 'da morte'. Pela primeira vez em sua carreira, ele encadeou dois jogos marcando dois ou mais gols, justamente quando seu time mais precisava dele.
Para sua exibição contra Istambul, os adjetivos se esgotaram. Era 'fora da categoria. Neymar marcou três gols, causou pênalti que Mbappé transformou com grande jogada pessoal e iniciou o contra-ataque da final em 5-1. Ele participou de tantos. Menção especial merece, se possível, a primeira, aos 21 '. Ele recebeu as costas de Verratti, jogou um cachimbo como uma catedral em Ponck e pregou-o na praça de Günok. Pura magia. Foi, curiosamente, seu primeiro gol fora da área na Liga dos Campeões desde outubro de 2018.
Neymar e sua história na Champions League...
A atuação de Neymar permite que ele suba posições no ranking dos maiores artilheiros de todos os tempos da Copa da Europa: supera Agüero e está na 16ª colocação com 41 gols. Ele também superou Rivaldo (39) como o brasileiro que mais marcou gols em competições europeias. Os seus números na Champions League são inquestionáveis: entre golos e assistências vai a gol por jogo. Meymar tem 41 gols e 24 gols ... em 65 jogos. Apesar de não ser um 'assassino' apenas três jogadores melhoram seus cinco gols em cinco jogos na briga por Pichichi na atual temporada: Rashford, Haaland e Morata, com seis.
As melhores jogadas de Neymar na Champions 2020: