Brasileiros pelo Mundo

Figuras brasileiras do Newcastle e Arsenal cativaram Tite e ganham força para estar na Copa do Mundo

Gabriel Magalhães e Martinelli, do Arsenal, e Bruno Guimarães, do Newcastle chamam a atenção do técnico brasileiro da Premier League

Por Romario Paz

Gabriel Magalhães e Martinelli, do Arsenal, e Bruno Guimarães, do Newcastle chamam a atenção do técnico brasileiro da Premier League
Gabriel Magalhães e Martinelli, do Arsenal, e Bruno Guimarães, do Newcastle chamam a atenção do técnico brasileiro da Premier League
Síguenos enSíguenos en Google News

Newcastle e Arsenal se enfrentam nesta segunda-feira, no St. James' Park, pela penúltima rodada da Premier League. O encontro é a promessa de um bom jogo e que provavelmente terá um espectador especial, mesmo à distância: Tite.

Mais notícias de Brasileiros pelo mundo:

A péssima condição para Rafinha ser o novo jogador do Barcelona FC

Quase seis meses após a estreia na Copa do Mundo no Catar, o técnico da seleção brasileira acompanha sempre que pode a evolução de nomes que poderão estar em suas futuras convocações -ou que já fazem parte delas-. São os casos de Gabriel Magalhães e Martinelli, do Arsenal, e Bruno Guimarães, do Newcastle.

Todos os três se tornaram figuras nas listas de Tite na reta final da eliminatória. Com a Copa do Mundo muito próxima de ser disputada, eles parecem fortes candidatos para representar o Brasil no Catar. E suas atuações na Premier League têm muito a ver com isso. A comissão técnica brasileira vê a Premier League como um diferencial para os jogadores. Como o campeonato nacional de mais alto nível do mundo, a Premier League oferece uma condição competitiva e exige evolução contínua de quem a joga.

Martinelli foi o primeiro dos três a chegar ao país, tendo sido comprado pelo Arsenal em 2019. Desde então, o atacante teve momentos baixos, incluindo lesões, mas atualmente está em sua melhor forma no Emirates Stadium. Ele tem 5 gols e 5 assistências em 27 jogos na atual temporada da Premier League. No total, com os 'Gunners' fez 55 jogos, com 10 golos e 6 assistências.

O bom momento do jovem não passou despercebido por Tite. A comissão técnica brasileira considera que Martinelli oferece variações no ataque do time, consegue desequilibrar no um contra um e tem grande habilidade para fazer jogadas diagonais, entrando na área em condições de finalização. Prova disso foram as vitórias por 4 a 0 sobre Chile e Bolívia, partidas em que o atacante somou seus primeiros minutos com a camisa amarela.

Esses jogos também ajudaram a consolidar Bruno Guimarães no elenco. Observado desde os tempos do Athletico-PR, o meio-campista já havia sido convocado quando estava no Lyon, ao lado de Lucas Paquetá, mas seu nível subiu muito quando foi transferido para o Newcastle e teve impacto imediato na campanha do clube alvinegro. Na Inglaterra, Bruno tem 4 gols e 1 assistência em 15 jogos.

Sob o comando de Bruno, saíram da zona de rebaixamento para cinco pontos atrás das equipes classificadas na primeira parte da tabela. Essa evolução ajudou o meia na seleção, a ponto de ganhar mais tempo em campo, marcar um belo gol contra a Bolívia e se mostrar maduro o suficiente para jogar tanto no lugar de Casemiro quanto ao lado do camisa 5, um dos homens. confiança de Tite desde o ciclo da Copa do Mundo de 2018.

Gabriel Magalhães também aparece forte na luta por uma vaga na Copa do Mundo. Se antes o favorito para a quarta posição da defesa era Lucas Veríssimo, que infelizmente sofreu uma grave lesão no joelho, o jogador do Arsenal aproveitou para se consolidar como companheiro de equipe de Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão nas últimas listas.

O fato de jogar em alto nível todas as semanas na Premier League, contra alguns dos melhores atacantes do mundo, o qualifica para fazer parte do grupo da Copa do Mundo. Desde que chegou a Londres, ele jogou 56 jogos, a maioria deles como titular. Nesta temporada, Gabriel disputou 33 jogos e marcou 4 gols, característica que não é vista como fundamental para um zagueiro, mas que, claro, serve para fazer a diferença.

A Fifa ainda não confirmou oficialmente, mas é mais provável que Tite e os demais técnicos da seleção convoquem até 26 jogadores. Ter um leque mais amplo aumenta as alternativas do técnico e também as chances de Gabriel Magalhães, Martinelli e Bruno Guimarães estarem no Catar.

Mais notícias de Brasileiros pelo mundo:

Chorou após descer da LaLiga: gesto de Vinicius Junior com capitão do Levante

Tópicos


Mais notícias