Jogadores

Por que Messi é melhor que Cristiano Ronaldo? Os verdadeiros motivos

Dipsuta entre os jogadores sempre movimenta a discussão entre os torcedores de quem é melhor. Afinal, Messi é melhor que Cristiano Ronaldo?

Por Wesley Alencar

Dipsuta entre os jogadores sempre movimenta a discussão entre os torcedores de quem é melhor. Afinal, Messi é melhor que Cristiano Ronaldo?
Dipsuta entre os jogadores sempre movimenta a discussão entre os torcedores de quem é melhor. Afinal, Messi é melhor que Cristiano Ronaldo?
Síguenos enSíguenos en Google News

Com o passar dos anos, desde que se tornaram estrelas de seus respectivos times e seleções, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo travam uma disputa quase que infindável para saber quem é o melhor entre os dois jogadores. Os fãs já tem suas opiniões formadas, mas os dados comprovam que há sim um jogador melhor nessa disputa e vocês sabem que é?

Se for contar pelos prêmios da Bolas de Ouro, Lionel Messi tem 6 e Cristiano Ronaldo tem 5, mas isso nem sempre é fator fundamental numa roda de conversa. Então, a ciência foi estudar os dois jogadores e apontaram então que Lionel Messi é melhor jogador que Cristiano Ronaldo.

Por que Messi é melhor que o CR7?

De acordo com um estudo feito pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, com a colaboração da empresa de dados SciSports (uma empresa de análise de esportes), foi realizada uma análise conjunta, em que ambas as instituições desenvolveram um algoritmo equivalente a dados objetivos para estudar o estilo de jogo dos dois jogadores em 2018, se baseando em aspectos de qualidade, desempenho e o rendimento durante a partida. O método do estudo foi chamado de Valor de Ações por Estimativa de Probabilidade, VAEP.

Os dados foram coletados entre 2013 e 2018 e a análise indicou que a avaliação VAEP de Lionel Messi é de 1,21, enquanto a de Cristiano Ronaldo ficou na casa dos 0,61. Para chegar a essas medidas, o relatório é conclusivo: Messi joga mais com a bola, tem mais contato com ela, e, portanto, gera mais situações no jogo, o que o leva a ter um impacto maior no resultado final do que o astro de Portugal que, por sua vez, usa menos a bola, mas tem mais capacidade goleadora que o argentino.

IFFHS também valida Messi como o melhor

Porém, não foi só a Universidade Belga que deu o título à Lionel Messi. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, a IFFHS na sigla em inglês, tabém elegeu o craque argentino como o melhor jogador da década de 2011 à 2020, a frente de Cristiano Ronaldo e de Andrés Iniesta. A eleição foi feita por membros da entidade espalhados por 150 países de todo o mundo, que escolharam o argentino.

O duelo mundial entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os dois melhores jogadores da década, foi fascinante e incerto até o final da votação. Messi e Ronaldo entrarão definitivamente na história do futebol!”, dizia o comunicado da entidade em sua página oficial na época do anúncio.

Embora a ciência e a IFFHS tenham definido quem é o melhor dos dois, a disputa entre eles deve perdurar ainda nesta temporada, quando Lionel Messi encara um novo desafio, de dar ao Paris Saint-Germain um título de Champions League e Cristiano Ronaldo segue nesse mesmo objetivo, porém, pela Juventus


Mais notícias