Copas Internacionais

Por que o Corinthians tem 2 Mundiais e 1 Libertadores? Conheça a verdade sobre a história sobre os titulos do Timão

Questão é tida como chacota por rivais, mas é motivo de orgulho para o Corinthians e seus torcedores que afirmam ser "o primeiro campeão mundial da FIFA"

Por Wesley Alencar

Questão é tida como chacota por rivais, mas é motivo de orgulho para o Corinthians e seus torcedores que afirmam ser "o primeiro campeão mundial da FIFA"
Questão é tida como chacota por rivais, mas é motivo de orgulho para o Corinthians e seus torcedores que afirmam ser "o primeiro campeão mundial da FIFA"
Síguenos enSíguenos en Google News

Time de massa e campeão brasileiro há poucas temporadas atrás, o Corinthians é alvo de um dos maiores questionamentos do futebol nacional por parte de seus rivais: como se pode ter 2 mundiais com uma Libertadores? Embora tenha certo fundamento a pergunta, é possível ter uma conquista mundial sem ter a obrigatoriedade de passar pelo campeonato continental e, dependendendo, nem ter participado dele.

Título no Maracanã e controvérsias polêmicas

Isso por causa do modelo de competição adotado pela FIFA a partir dos anos 2000 com oito times. Seis foram escolhidos pelas confederações continentais, o Real Madrid garantiu sua vaga por ter vencido a antiga edição do Mundial de Clubes em 1998 e um representante do país sede, o Corinthians, que foi indicado pela CBF por ter sido campeão brasileiro em 1998A Conmebol determinou que o Vasco da Gama iria à competição por causa do título da Libertadores em 1998 e o Palmeiras, continental em 1999, iria para a edição seguinte do Mundial, em 2001, que acabou não acontecendo.

Dessa forma, foram divididos dois grupos com quatro equipes onde apenas os dois primeiros de cada grupo se classificariam diretamente para a final da competição e, sendo assim, o Corinthians passou pelo seu grupo deizando para trás o Real Madrid e o Vasco do outro lado, despachou o Manchester United, para se encontrarem no Maracanã e decidirem aquela edição do Mundial nos pênaltis, vencida pelo Timão.

Contudo, aquela edição gerou inúmeras polêmicas entre jogadores, clubes e de bastidores, como questões financeira, nível técnico e pelos participantes não serem os campeões vigentes de suas respectivas competições. O ex-jogador Roberto Carlos, uma vez chegou a afirmar que para o futebol europeu, o torneio não foi importante, muito menos seu título, já que o da Copa Intercontinental (modelo anterior), teria mais importância na Europa e chamou o Mundial de 2000 de "Mundialito".

A competição era para acontecer novamente em 2001, na Espanha e contaria com 12 equipes partcipantes mas não ocorreu por problemas com patrocinadores e parceiros da FIFA naquele ano. O Mundial de Clubes da FIFA só retornaria em 2005, no Japão, com o São Paulo conquistanto o tricampeonato mundial.

O título da Libertadores e o bi-Mundial no Japão

Em 2012, o Corinthians enfim conquistou o seu sonho de consumo e ser campeão da Copa Libertadores pela primeira vez, de forma invicta, ao bater o Boca Juniors na grande final e carimbou a vaga para disputar um novo Mundial da FIFA, agora nos moldes mais atuais do torneio: com um campeão de cada edição de copa continental (7), além do time representante do país sede, o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês de 2012.

Na semifinal, o Timão passou pelo Al-Ahly, então campeão da Liga dos Campeões da Ásia para depois, na final, vencer o Chelsea, campeão da Liga dos Campeões da Europa, conquistando assim seu segundo título mundial – curiosamente, o último clube sul-americano a ser campeão do torneio desde então.

 


Mais notícias