Copas Internacionais

Copa América 2021: quando começa, datas, sedes e seleções que disputarão o título continental

Edição do torneio continental terá novo formato

Por Romario Paz

06/05/2021, 03:19 AM

Edição do torneio continental terá novo formato

Faltam menos de três meses para o início da Copa América 2021, que neste ano acontecerá na Argentina e na Colômbia e um ano depois do previsto após o adiamento do torneio pela pandemia da COVID-19. A competição marcará a 47ª edição do maior torneio de seleções da América do Sul que tem o Uruguai como o maior campeão com 15 títulos, seguido por Argentina com 14 canecos e o Brasil, com nove títulos e atual campeão.

E com novo formato, a Copa América 2021 começará no dia 13 de junho com a partida entre Argentina e Chile no Monumental de Nuñez, e vai até 10 de julho com a final no Estádio Metropolitano de Barranquilla. Serão dois grupos de cinco times cada um e em sedes diferentes, com o grupo A sendo o lado sul, que acontecerá na Argentina e composto pelos donos da casa, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O grupo B será o lado norte com sede na Colômbia e composto pelos mandantes, Brasil, Equador, Peru e Venezuela.

 

 

 

 

Todos jogam contra todos dentro de cada grupo e os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final em cruzamento entre o primeiro e quarto, segundo e terceiro de grupos diferentes. Assim, as seleções seguem até a final, que será disputada na Colômbia, que ao todo sediará 15 jogos contra 13 partidas na Argentina.

Curiosidades, números da Copa América e calendário do Brasil

Essa será a primeira vez desde 1991 que apenas países da América do Sul disputarão o torneio após as desistências de Austrália e Catar, já que nas edições seguintes sempre participaram países convidados, inclusive de fora das Américas como Catar e Japão. Apenas Equador e Venezuela não foram campeões do torneio, enquanto Chile, Paraguai e Peru têm dois títulos cada, enquanto Bolívia e Colômbia ganharam uma vez.

Calendário do Brasil no grupo B

14/06 – Venezuela (às 20h, horário de Brasília)

18/06 – Peru (às 23h, horário de Brasília)

24/06 – Colômbia (às 22h, horário de Brasília)

28/06 – Equador (às 22h, horário de Brasília)

Tópicos


Mais notícias