Copas Internacionais

As maiores goleadas do Flamengo na Copa Libertadores

Clube passou de passagem pelo Olímpia nas quartas de finais e fez um placar agregado de 9x2, mas você sabe qual é a maior goleada do clube na competição?

Por Wesley Alencar

Clube passou de passagem pelo Olímpia nas quartas de finais e fez um placar agregado de 9x2, mas você sabe qual é a maior goleada do clube na competição?
Clube passou de passagem pelo Olímpia nas quartas de finais e fez um placar agregado de 9x2, mas você sabe qual é a maior goleada do clube na competição?
Síguenos enSíguenos en Google News

O Flamengo avançou para as semifinais da Copa Libertadores de América ao bater o Olímpia na noite de ontem (18), por 5x1, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e, ao todo, fez sonoros e estonteates 9x2 no agredado. Porém as goleada de ontem, não foi a maior vitória do rubro-negro na história da competição (em jogo único). Você sabe quais são as maiores goleadas da equipe na competição?

A goleada sobre o Olímpia na noite de ontem, por 5x1 não é a maior goleada do Flamengo na comeptição. É a maior da equipe na atual competição, batendo até mesmo o 4x1 da semana passada. A vitóra expressiva sobre os paraguaios  ficou na 5ª colocação geral de goleadas do rubro-negro na competição, atrás do famoso 5x0 contra o Grêmio, em 2019, e do Santos, pelo mesmo placar em 1984.

As maiores goleadas do Flamengo

O top 3 é aberto também com um jogo da caminhada do bicampeonato, em 2019, quando o clube bateu o San José, no Maracanã por 6x1 numa verdadeira avalanche de gols naquela noite. O clube chegou até a ser ameaçado quando o clube adversário empatou o jogo em 1x1, mas logo após susto, o Flamengo deslanchou com gols de Diego, Everton Ribeiro duas vezes, Arrascaeta, Vitinho e Gutiérrez contra. Saucedo fez o gol do clube boliviano.

A segunda vitória mais expressiva do Flamengo na Copa Libertadores é um placar um pouco traumático para o porvo brasileiro, 7x1. Porém, esse placar aconteceu muito antes daquele fatídico 7x1 de 2014, foi em 1983, quando Zico liderou a virada da equipe rubro-negra no Maracanã sobre, mais uma vez, uma equipe boliviana. Naquela noite o eterno camisa dez da Gávea marcou três gols e viu Robertinho marcar duas vezes, Baltazar e Eder fazerem os outros tentos flamenguistas da vitória. Juan Sanchez fez o gol do Blooming no primeiro minuto de jogo.

A maior goleada do Flamengo na história da Libertadores foi em cima de um time venezuelano, o glorioso Minervén, em 1993, também no Maracanã. Naquela oportundade o Flamengo fez 8x2 na equipe em jogo válido pelas oitavas de finais daquela temporada. 7 jogadores diferentes fizeram gols pelo lado do rubro-negro naquele dia: Wilson Gottardo duas vezes, Marcelinho Carioca, Maqruinhos, Gaúcho, Nélio, Djalminha e  Nilson balançaram as redes.

Pelo outro lado, já nos minutos finais, Pedro Camacho fez aos 44 e 45 minuto do segundo tempo já. Na volta daquele mata-mata, o Flamengo, do treinador  Evaristo Macedo, foi a Venezuela cumprir tabela e ainda assim venceu por 1x0. Pelo saldo de gols, essa seria a 6ª maior goleada da história da competição, empatada outros dois resultados iguais: Corinthians 8x2 Cerro Porteño e América-MEX 8x2 Olímpia.

A maior goleada da história da Libertadores

Embora os clubes brasileiros apareçam bem no ranking de maiores goleadas da história da competição preferida dos torcedores tupiniquins, nenhum deles ocupa o topo. A maior goleada da Libertadores ocorreu em 1970, quando o Peñarol venceu o Valência, da Venezuela, por 11x2. Naquela partida, a lenda uruguaia Pedro Rocha, que marcou era no são Paulo, fez três gols.

A maior goleada de um brasileiro na competição pertence ao Santos que, em 1962, bateu o Cerro Porteño por 9x1. Naquela partida, Coutinho marcou três gols, Pepe e Pelé fizeram dois cada um e completaram a lista Zito e Dorval marcando para o Peixe. Eliseo Isfrán marcou para os paraguaios.

Tópicos


Mais notícias