Copas Internacionais

A quantidade de jogos que o Palmeiras fará em 2022

O Verdao prepara-se para um ano repleto de competições e jogos: pelo menos terá de enfrentar 62 jogos.

Por Romario Paz

O Verdao prepara-se para um ano repleto de competições e jogos: pelo menos terá de enfrentar 62 jogos.
O Verdao prepara-se para um ano repleto de competições e jogos: pelo menos terá de enfrentar 62 jogos.
Síguenos enSíguenos en Google News

“No Brasil eles nunca param, eles jogam todos os dias”. Essa mensagem, que pode ser lida como uma piada no Twitter, serve bem para refletir uma realidade que vive o futebol brasileiro, talvez uma das mais exigentes em ritmo - também em nível - do mundo e sem dúvida a mais desgastante do Sul América.

O maior expoente desta maratona de confrontos é, foi e será o Palmeiras. Bicampeão da Copa Libertadores, já enfrentou inúmeras partidas em 2021 e pelas conquistas deverá repetir em 2022. Tem um mínimo de 62 partidas no ano que vem, embora o número vá crescer se ele excede instâncias diferentes.

Mais notícias de Palmeiras: Quanto custa? Palmeiras e Corinthians brigam pela contratação de Taty Castellanos

O Verdao conquistou a América como no ano passado pelo que vem de uma corrida imparável em um futebol como o brasileiro que costuma ter jogos o tempo todo. Além disso, a presença da Copa do Mundo no Catar no final do ano encurta os tempos, mas isso não significa que a Confederação Brasileira de Futebol reduza o número de jogos.

Para começar, o ano que se inicia espera por você com um destaque: a Copa do Mundo de Clubes. Por ser o melhor do continente, conquistou a passagem para disputar o título com os melhores times do mundo e lá já terá dois jogos. Vença ou perca a semifinal - é a vez dele contra o Al Ahly ou o Monterrey ele vai jogar a final ou o duelo pelo terceiro lugar.

Então, você terá o complexo Campeonato Paulista pela frente. Durante a primeira parte do ano, as seleções brasileiras não disputam o Brasileirão, mas sim as estaduais e lá o Palmeiras deve disputar pelo menos 12 partidas. Se atingir os momentos decisivos, o número pode ser aumentado para 16.

Mais notícias de Palmeiras: Luiz Adriano não estaria no Mundial e seria a troca ideal por Wesley Moraes

Já no segundo semestre, o Brasileirão buscará lutar. A particularidade deste torneio é que são 20 equipas, todas contra num formato de ida e volta como na Europa, embora seja disputado em apenas seis meses. Isso sobrecarrega o calendário dos times, que terão que jogar o Palmeiras incluído 38 jogos no segundo semestre.

Não é tudo, no meio também terá a Copa do Brasil, embora muito menos exigente do quantitativo em minutos de jogo. Se for eliminado na primeira rodada, terá somado apenas dois jogos, mas se chegar à final terá 10 jogos pela frente. Existem cinco instâncias de duas partes cada.

A TRI EXIGE ESFORÇO

Se o Verdão quiser repetir o título e conquistar o tricampeonato na América, terá que disputar uma competição dupla ou tripla, de acordo com a sorte que tiver na Copa do Brasil. Já terá pelo menos seis jogos na Copa Libertadores, pois está dentro da fase de grupos.

Mesmo que ficasse de fora nessa instância, algo improvável pelo seu desempenho, se saísse em terceiro lugar cairia para a Copa Sul-americana, e aí somaria pelo menos mais dois jogos, pelo oitavo dessa disputa. Em outras palavras, ele está quase 'preso' em um labirinto de milhares de jogos. Devemos somar também a Recopa Sul-Americana, na qual enfrentará o Atlético Paranaense.

Todos esses cálculos, com especulações pela ordem do dia, indicam que no mínimo, apenas por se apresentar para todos os compromissos, o Palmeiras fará 62 partidas ao longo de 2022. Isso se em todas as eliminatórias diretas estiver fora de o primeiro cruzamento e se na Libertadores sai por último, sem nem garantir um passe para o sul-americano.

Tópicos


Mais notícias