Santos com trauma? As terríveis estatísticas que o Peixe tem contra o Barcelona
A seleção equatoriana surpreendeu com dois gols na complementação da partida pela Copa Libertadores
Barcelona fez um jogo efetivo e surpreendeu o Santos, no estádio Urbano Caldeira, com uma vitória por 2 a 0 em sua estreia na Copa Libertadores, no dia 20 de abril de 2021. O time do Guayaquil venceu o último vice-campeão da competição sul-americana, com uma destacada participação de Carlos Garcés, autor de um golo e um autogolo.
O primeiro tempo foi uma disputa acirrada pelo controle da bola e da quadra. As duas equipes buscaram impor suas condições no cenário brasileiro, onde caiu uma forte chuva desde o início da partida. DT Fabián Bustos pediu a sua equipe que pressionasse o terreno rival, estratégia que serviu e surpreendeu os brasileiros. Aos nove minutos, a opção mais clara foi dada aos residentes de Guayaquil.
Nixon Molina recuperou em território rival e entregou a Mario Pineida, que cruzou a meia distância. A assistência foi para Damián Díaz, mas o remate saiu errado e a bola foi perdida perto da vertical esquerda. Os locais só conseguiram perturbar aos 20 minutos, quando o Barcelona reduziu a pressão. Um chute de meia distância de Marinho e uma jogada coletiva que terminou com um chute de Marcos Leonardo foram as opções mais claras.
Nos últimos 10 minutos, os ‘Toreros’ voltaram a procurar o terreno rival, com rápidos contra-ataques, que terminaram em centros de Carlos Garcés. Um chute de manabita, esteve perto de entrar, antes de uma saída ruim do goleiro, mas a quadra molhada parou a bola.
No início da complementação, os portenhos repetiram a pressão no terreno rival. A recuperação e a velocidade de Emmanuel Martínez geraram o primeiro gol do jogo. O argentino serviu para Garcés definir sem marca, cerca de 53 minutos. Hoyos, que não tinha feito um bom jogo, iniciou a jogada pelo segundo gol amarelo, aos 68 minutos. O atacante voltou a servir para Garcés, que não conseguiu acertar e a bola bateu no Pará e caiu na própria baliza.
Esta é a quinta vitória do Barcelona no Brasil, pela Libertadores. Anteriormente, a seleção equatoriana derrotou o Bangu, em 1986, e também venceu o Botafogo, o Santos e o Grêmio, em 2017. Nesse último ano, chegaram à semifinal do torneio. Com a vitória, a equipe Bustos se posiciona na liderança do grupo C do torneio, aguardando o resultado na partida entre Boca Juniors e The Strongest, que será medida no dia 21 de abril de 2021, em La Paz.
O Santos já se mediu contra o Barcelona da Espanha e do Equador, nos quatro jogos que disputou, todos os jogos foram perdidos pelo Santos, curiosamente, Santos x Barcelona já começa a ter história dentro da Copa Libertadores e com a seleção europeia, agora o equipe de Santos deve pensar no Boca Jrs.