Mundial de Clubes: qual clube da América do Sul que mais decepcionou no torneio após o Palmeiras ser eliminado
Palmeiras perde a decisão do terceiro lugar para o Al-Ahly, do Egito
O Palmeiras perdeu para o Al-Ahly, do Egito, nos pênaltis por 3 a 2 após empate em 0 a 0 no tempo normal, e fez a pior campanha de um clube sul-americano na história do Mundial de Clubes. Além de não ter marcado gols nessa edição, a equipe de Abel Ferreira não conseguiu o terceiro lugar do torneio e volta do Catar com £ 2 milhões (cerca de R$ 13 milhões na cotação atual) no bolso, mas com o vexame histórico.
Ao todo cinco equipes da América do Sul perderem na semifinal do Mundial de Clubes na história, todos desde 2010. O primeiro foi o Internacional que foi derrotado pelo Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0 em 2010. Depois o Atlético-MGperdeu por 3 a 1 para o Raja Casablanca, do Marrocos, em 2013, com os dois primeiros fracassos brasileiros. Já em 2016 o Atlético Nacional perdeu para o Kashima Antlers, do Japão, por 3 a 0 na maior derrota de um sul-americano nesta fase, e dois anos depois o River Plate perdeu nos pênaltis para o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, após empate em 2 a 2. O Palmeiras foi o último ao perder por 1 a 0 do Tigres, do México.
Já na decisão do terceiro lugar, as histórias foram diferentes. O Internacional venceu o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2, enquanto em 2013 o Galo bateu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2. Em 2016 a vida difícil do time colombiano quase complicou ao vencer o América do México apenas nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal, situação bem diferente dos Millonarios em 2018 que bateram o Kashima Antlers por 4 a 0.
Mundial de Clubes de 2021 será o último no atual formato
Após adiar o Super Mundial de Clubes para 2022 com 24 clubes, mas nada confirmado até o momento, o Mundial de Clubes de 2021 será o último no atual formato com apenas os atuais campeões de cada continente conquistando a vaga para o torneio. O Palmeiras, assim como Internacional, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo estão garantidos na próxima edição da Copa Libertadores da América.