Copas Internacionais

Mundial de Clubes no Brasil? Quais são os times brasileiros que poderiam jogar o torneio e o problema que isso seria para o Chelsea

Japão desistiu de sediar o Mundial de Clubes 2021 a três meses do torneio e FIFA precisará escolher um novo local

Por Romario Paz

Japão desistiu de sediar o Mundial de Clubes 2021 a três meses do torneio e FIFA precisará escolher um novo local
Japão desistiu de sediar o Mundial de Clubes 2021 a três meses do torneio e FIFA precisará escolher um novo local
Síguenos enSíguenos en Google News

O Mundial de Clubes é o sonho de consumo de todos os clubes do mundo, mas principalmente no Brasil, a tão cobiçada taça foi tirada da Europa nesse século. A edição de 2021 acontecerá em dezembro e três clubes brasileiros nas semifinais da Copa Libertadores da América 2021 lutam pela vaga, mas uma mudança pode beneficiar um deles na disputa do torneio após a desistência do Japão como país-sede da Copa do Mundo de clubes.

O anúncio foi feito pela Associação Japonesa de Futebol (JFA), segundo a agência “Kyodo News”, a crise sanitária mundial que também afeta o país que sediou as Olimpíadas e Paralimpíadas 2020 entre julho e setembro foi o motivo para a desistência para voltar a ser sede do principal torneio de clubes do planeta após cinco anos. Com a busca por uma nova sede, a FIFA pode pensar no Brasil, o primeiro país a receber a disputa organizada pela entidade máxima do futebol em 2000.

Desde que o Mundial de Clubes começou a ser organizado pela FIFA em 2000, e depois continuado a partir de 2005, cinco países receberam o torneio, além do Brasil, Emirados Árabes Unidos, Japão, Marrocos e Catar. Caso a competição aconteça no Brasil pela segunda vez, o campeão nacional estaria garantido no torneio, desde que um clube brasileiro não vença a Copa Libertadores que tem nas semifinais Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, já que no caso o vice-campeão continental entraria. Mas se o mesmo time vencer as duas competições, situação que o Atlético-MG se encaixa atualmente, o Galo mineiro tiraria a vaga do país-sede.

Quando será o Mundial de Clubes 2021 e quem já está classificado

Três times estão garantidos no Mundial de Clubes 2021, são eles Chelsea (campeão da Liga dos Campeões da Europa), Al-Ahly (campeão da Liga dos Campeões da África) e o Auckland City (nomeado pela Oceania após cancelar as Ligas dos Campeões da Oceania de 2020 e 2021). Caso o Mundial venha para o Brasil, as normas sanitárias podem prejudicar os ingleses como aconteceu na partida suspensa entre Brasil e Argentina pelo descumprimento da quarentena de 14 dias para estrangeiros do Reino Unido e que seria impossível por dezembro ser a metade da temporada europeia.


Mais notícias