Independiente del Valle entrou na fase de grupos da Copa Libertadores após vencer o Grêmio
Com gols de Christian Ortiz, a equipe equatoriana se classificou para a próxima fase da Copa Libertadores 2021 após vencer o Grêmio por 2 a 1 como visitante
O Independiente del Valle, com uma dobradinha do atacante argentino Christian Ortiz, deu o sinal nesta quarta-feira ao se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores após vencer o Guild Brasileiro 1-2, em Porto Alegre. A equipa comandada pelo português Renato Paiva, que acabava de vencer o jogo da primeira mão por 2-1, recuperou do golo inicial de Jean Pyerre com dois golos de Ortiz, o primeiro deles de livre directo nos acréscimos da primeira parte.
Os 'Matagigantes' fizeram jus ao apelido e, com o futebol direto, eliminaram um tricampeão da Libertadores, que, atormentado pelas baixas, perdoou no primeiro tempo e jogou com uma a menos aos 63 minutos após a expulsão de Maicon. O Independiente vai disputar a próxima fase do torneio de clubes de futebol de maior prestígio da América no grupo A, com o Palmeiras, atual campeão, Defesa e Justiça da Argentina e Universidade Peruana.
Os primeiros minutos pressagiaram um jogo louco, um dar e receber entre duas equipes que tiveram claras oportunidades de fazer o gol, ambas em jogadas estratégicas. O primeiro foi de Montenegro para o Independiente, com um remate de pé esquerdo dentro da pequena área que passou por cima da baliza de Brenno.
Grêmio acertou na cabeça de Ferreira, que, livre de marca, também não acertou a saída na cobrança de escanteio. O ala de 23 anos foi fundamental no primeiro tempo, embora tenha falhado nos metros finais. A avançada defesa do Independiente foi um convite que o Tricolor Gaúcho não soube aproveitar.
Jean Pyerre encheu o Grêmio de entusiasmo ao acertar um rebote da defesa equatoriana, dominando o ataque e disparando uma chicotada que acertou o gol de Ramírez, aos 22 minutos. A reação do Independiente não veio e, para piorar as coisas, ele começou a multiplicar seus erros para trás.
Ramírez se defendeu em dois heads-up contra Maicon e Ferreira com duas defesas milagrosas. Antes do intervalo, o Independiente afrouxou um pouco mais -ou o Grêmio afrouxou- e conquistou o prêmio na cobrança de falta direta que Ortiz transformou.
O atacante argentino superou a barreira e colocou a bola no plantel de Brenno. Imparável. O empate transformou o Rayados del Valle, que saiu com outra cara para enfrentar o segundo tempo, mais incisivo e perigoso. O Clã ainda estava grogue. A ausência no banco do técnico Renato Gaúcho, com covid-19, começava a ser percebida.
Diego Souza conseguiu amarrar, mas a vaselina subiu alto. Pepê, muito questionado nesta temporada, entrou para tentar retomar o controle do jogo. Qualquer tentativa de levantar o empate foi arruinada com a expulsão de Maicon por um duplo amarelo aos 63 minutos.
Três minutos depois, veio o segundo gol de Ortiz, que controlou com o peito um passe forte de seu compatriota Faravelli e acertou o Brenno com um chute forte. Foi o toque final para os brasileiros, que se despediram da primeira mudança de um dos gols da temporada.