Copa Libertadores: quem são os maiores campeões do torneio e quais são os brasileiros que já ganharam o troféu
Taça Libertadores da América está em fase final da repescagem e potes estão definidos
Vai começar a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021. Duas fases da pré-Libertadores já foram e restam quatro vagas para oito equipes a fim de fechar os 32 classificados para a Libertadores no chaveamento que será definido na próxima sexta-feira (9). Oito brasileiros estão na disputa, seis diretamente na fase de grupos, e muita tradição está em jogo.
Dos oito brasileiros participantes em 2021, apenas o Fluminense não foi campeão do torneio e os três brasileiros com mais títulos da Libertadores estão nessa edição, são eles São Paulo, Grêmio e Santos, cada um com três taças. Em seguida está Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Palmeiras, atual campeão, com dois títulos cada um, e Atlético-MG, Corinthians, Vasco com um título.
Mas no ranking histórico dos maiores campeões, os brasileiros ficam atrás dos argentinos e uruguaios. O Independiente é o maior campeão com sete conquistas, seguido por Boca Juniors com seis, Peñarol com cinco e Estudiantes e River Plate com quatro taças. Na lista por país, a Argentina tem 25 canecos contra 20 do Brasil, oito do Uruguai, três da Colômbia e do Paraguai, e um do Chile e do Equador.
Divisão dos potes pode colocar brasileiros no mesmo grupo
Três brasileiros estão como cabeça-de-chave na Libertadores 2021, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, enquanto Atlético-MG e Internacional estão no pote 2 e o Fluminense se encontra no pote 3. Grêmio e Santos, que disputam a repescagem, podem avançar apenas no pote 4 e um confronto brasileiro pode acontecer, pois não há restrições com times do mesmo país que chegam pela pré-Libertadores.