Conmebol escolhe o melhor time brasileiro e não é Palmeiras ou Flamengo, os últimos campeões da Libertadores
Ranking sul-americano define os potes para os sorteios da Libertadores 2021
A final da Copa Libertadores da América aconteceu no último sábado (30/1) com vitória do Palmeiras, mas tão logo acabou o pensamento já está na Copa Libertadores 2021 que tem seu primeiro sorteio marcado para esta sexta-feira (5), às 12h (horário de Brasília), de acordo com o ranking de clubes da Conmebol divulgado nesta terça-feira (2) com surpresas na lista, inclusive com o melhor brasileiro dela.
O ranking de clubes atualizado traz na liderança novamente o River Plate, seguido pelo Boca Juniors, ambos da Argentina. Na terceira colocação está o melhor brasileiros dos últimos dez anos para a Conmebol, o Grêmio, seguido por Palmeiras, Nacional do Uruguai e Flamengo. Completam os dez primeiros Atlético Nacional da Colômbia, Peñarol do Uruguai, Santos e Independiente da Argentina.
O ranking formado pelo desempenho nos últimos dez anos de cada um dos clubes nas competições continentais e nacionais define os potes para o futuro sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Atualmente, por exemplo, estariam garantidos como cabeças de chave o Palmeiras, atual campeão, River Plate e Boca Juniors.
O que já está definido são as chaves das eliminatórias do torneio que contarão com dois brasileiros com as últimas vagas para a Libertadores. Atualmente seriam Fluminense e Grêmio, o melhor brasileiro da lista, que enfrentariam na segunda fase Atlético Nacional, Junior Barranquilla (Colômbia), Libertad (Paraguai), San Lorenzo (Argentina), Independiente del Valle (Equador), Bolívar (Bolívia), Deportivo Lara (Venezuela) ou Ayacucho (Peru).