Copas Internacionais

Com um novo formato, uma nova era se inicia na Copa Sul-Americana

Brasil espera poder tem um time ganhador da Copa

Por Romario Paz

Brasil espera poder tem um time ganhador da Copa
Brasil espera poder tem um time ganhador da Copa
Síguenos enSíguenos en Google News

Com novo formato de competição que inclui fase de grupos, a Copa Sul-Americana 2021 buscará entre 56 clubes participantes um novo campeão a partir desta terça-feira, dando lugar a 157 jogos até a coroação do sucessor da Defesa e Justiça argentina em novembro.

Irmã mais nova da Libertadores, a vigésima edição da Copa Sul-Americana, segundo torneio de clubes em importância da Conmebol, terá um esquema de competição renovado este ano, que inclui uma primeira fase com 32 seleções chaves entre elencos do mesmo país. Sem a presença nesta instância de clubes da Argentina e do Brasil, a primeira fase, que começa nesta terça-feira e vai até o dia 8 de abril, será disputada por 4 representantes de cada federação. Os vencedores dos cruzamentos nacionais avançam para a fase de grupos.

Na fase de grupos (oito chaves de quatro times), começarão a competir as seis seleções argentinas e seis brasileiras, além das 16 eliminatórias da primeira fase e das quatro perdedoras da fase 3 da Copa Libertadores 2021. De acordo com o calendário da Conmebol, esta etapa da competição terá início no dia 20 de abril e término no dia 27 de maio.

As fases finais serão de eliminação direta das oitavas de final, que serão disputadas pelos vencedores dos oito grupos e pelas oito equipes que terminarem em terceiro lugar nas chaves da zona de grupos da atual Libertadores.

- hegemonia argentina e brasileira -

As apostas pelo título da vigésima edição da Copa Sul-Americana voltam a apontar para os principais representantes das duas potências sul-americanas.

Não é surpresa que Argentina e Brasil mantenham a supremacia absoluta na competição, inaugurada em 2002. Entre as formações dos dois países, venceram 13 das 19 edições da competição (9 títulos argentinos, 4 brasileiros). Independiente, com dois títulos (2010, 2017), Lanús (2013) e Arsenal (2007) são as seleções argentinas campeãs da América do Sul presentes nesta edição. O Atlético Paranaense, campeão em 2018, é o único elenco brasileiro que se repete.

O campeão do torneio disputa a Recopa Sul-americana 2022 contra o campeão da Copa Libertadores de 2021 e se classifica para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA marcada para a China em data a definir. Eles também vão conseguir uma vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores 2022.

- Jogos da primeira mão da Copa Sul-Americana 2021 agendados para esta semana:

- Terça-feira

Em Ambato: Macará (ECU) - Emelec (ECU)

Em Villa Elisa: 12 de outubro (PAR) - Nacional (PAR)

Em Ibagué: Deportes Tolima (COL) - Deportivo Cali (COL)

Em Antofagasta: Antofagasta (CHI) - Huachipato (CHI)

- Quarta-feira

In Montero: Guabira (BOL) - Nacional Potosí (BOL)

Em Cochabamba: Wilstermann (BOL) - Palma Flor (BOL)

Em Caracas: Aragua (VEN) - Mineiros (VEN)

Em Lima: UTC Cajamarca (PER) - Sport Huancayo (PER)

- Quinta-feira

Em Quito: Aucas (ECU) - Cidade de Guayaquil (ECU)

Em Assunção: Guaireña (PAR) - River Plate (PAR)

Em Caracas: Metropolitans (VEN) - Puerto Cabello (VEN)

El Salvador: Cobresal (CHI) - Palestino (CHI)

Em Bogotá: La Equidad (COL) - Deportivo Pasto (COL)

Em Lima: Carlos Mannucci (PER) - Melgar (PER)

Tópicos


Mais notícias