Copas Internacionais

A história particular de Fortaleza; quem jogará a Copa Libertadores pela primeira vez

Com mais de cem anos de vida, o Fortaleza Esporte Clube disputará a Libertadores pela primeira vez no Grupo F. Conheça a história particular de um grande nordestino.

Por Romario Paz

Com mais de cem anos de vida, o Fortaleza Esporte Clube disputará a Libertadores pela primeira vez no Grupo F. Conheça a história particular de um grande nordestino.
Com mais de cem anos de vida, o Fortaleza Esporte Clube disputará a Libertadores pela primeira vez no Grupo F. Conheça a história particular de um grande nordestino.
Síguenos enSíguenos en Google News

A Libertadores é uma disputa cheia de mitos, feitos e épicos. Também de histórias particulares e curiosas, principalmente quando aparecem aquelas equipes que não estão acostumadas a participar ou que se classificaram para o torneio pela primeira vez. É o caso do Fortaleza Esporte Clube, um dos rivais do River no Grupo F. Apesar de ter 104 anos e uma das entidades mais populares do norte do Brasil, vai estrear nesta edição da Copa.

Mais notícias do futebol Brasileiro:

Fora da final do Cariocão, Botafogo agora continua reformulação para o Brasileiro

Embora a história da CE de Fortaleza tenha começado a ser escrita oficialmente em 1918, é preciso voltar alguns anos antes para conhecer um pouco mais sobre suas origens. Mais precisamente a 1912, quando Alcides Santos deu vida a um clube chamado Fortaleza, simplesmente. Três anos depois, o próprio Santos formou uma entidade chamada Stella Foot-Ball Club, até que finalmente em 18/10/1918 decidiu fundar o Fortaleza Sporting Club, que anos depois adotaria o nome atual.

Alcides Santos esteve ligado ao Fortaleza EC durante suas duas primeiras décadas de vida. Ele não apenas promoveu a instituição do ponto de vista esportivo, mas também forjou sua identidade. Como passou parte de sua vida na França, inspirou-se nas cores da bandeira do país europeu na hora de escolher a camisa do clube. Daí surge o azul, o vermelho e o branco como distintivo do vestuário tradicional.

Ao longo dos anos e após a obtenção de vários títulos regionais e estaduais, a popularidade do time do norte do Brasil foi aumentando gradativamente. Por isso, a partir de 1973, passou a realizar suas partidas no Estádio Aderaldo Plácido Castelo, com capacidade para 65 mil espectadores. A sede, pertencente ao Estado do Ceará, foi reformada para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e se tornou uma das sedes. Além disso, adotou o nome de Arena Castelão.

A hegemonia da seleção nordestina nas competições estaduais não poderia ser transferida para o nível nacional. Aliás, entre 2010 e 2017 ele passou oito temporadas na terceira divisão do futebol brasileiro e estava prestes a ser rebaixado para a Série D. No entanto, a história começou a mudar em 2018, primeiro com a promoção à B e depois à Primeira Divisão. pela mão do histórico Rogerio Ceni.

O Fortaleza Esporte Clube conquistou 69 títulos: 1 Campeonato Brasileiro da Série B, 9 torneios regionais, 58 estaduais e 1 Metropolitano.

Em maio de 2021, o técnico argentino Pablo Vojvoda chegou para consolidar o projeto esportivo do Fortaleza EC. O ex-Newell's, com um orçamento pequeno, reforçou seu time da melhor forma possível e conquistou o Campeonato Cearense (derrotou seu eterno rival na final), chegou às semifinais da Copa do Brasil (perdeu para o Atlético Mineiro) e terminou na quarta posição no Brasileirão, que lhe valeu a classificação para a Copa Libertadores de 2022.

Não contente com tudo o que conquistou até agora, Fortaleza pretende continuar fazendo história. No último mercado de passes acrescentou Silvio Romero, uma das figuras do futebol argentino. E o presente imediato ratifica: neste fim de semana venceu o Náutico por 2 a 0 com gols de Robson e Chino Romero e se classificou para a final da Copa do Nordeste. O elenco cearense chegará em apuros à Copa Libertadores.

A incrível história da classificação para a Libertadores de 1969
Embora seja verdade que o Fortaleza disputará a Libertadores pela primeira vez em 2022, também é verdade que a seleção brasileira deveria tê-lo feito em 1969, depois de ter sido vice-campeã do Brasileirão. Naquela época, havia um descompasso de calendários: como a Libertadores era disputada antes da final do Campeonato Brasileiro de 1968, os clubes brasileiros não participavam daquela competição. Por isso, tiveram que esperar 53 anos para realizar seu sonho.

Mais notícias do futebol Brasileiro:

Quer mais; além de Patrick de Paula, a outra joia que o Botafogo quer ‘roubar’ do Palmeiras

Tópicos


Mais notícias