Série A

Série B terá 6 campeões da Serie A e 3 da Libertadores

Segundona de 2022 promete ser a mais disputada da história

Troféu da Série B vira obsessão de gigantes (Foto: Agência Brasil EBC)
Troféu da Série B vira obsessão de gigantes (Foto: Agência Brasil EBC)

Quem imaginava que Cruzeiro, Vasco da Gama e Grêmio um dia se encontrariam na Série B? A queda de um ou outro gigante brasileiro acontece, mas nem o mais fatalista conseguiria visualizar um Cruzeiro disputando 3 vezes consecutivas a Segundona ou o Vasco partindo para a disputa da Série B pela quinta vez em sua história. Mas o futebol é a arte do imprescindível, para o bem e para o mal.

O novo nome da lista da vergonha é o Grêmio, que caiu pela terceira vez (1991, 2004 e 2022). O clube será acompanhado de outros dois campeões da Primeira Divisão nessa viagem para a Série B: Bahia (18º e campeão em 1959 e 1988) e Sport (19º e campeão em 1987).

É a primeira vez na história que 3 campeões brasileiros da Série A descem de divisão no mesmo ano. As 3 equipes se juntarão à Cruzeiro, Vasco e Guarani para formar o seleto grupo de 6 clubes campeões da Série A na Série B. Também será a primeira vez que 3 campeões da Libertadores disputarão o torneio.

Ao todo, a competição reunirá 14 títulos da Série A, 13 títulos da Copa do Brasil e 6 títulos da Libertadores. Vale lembrar que os 2 maiores campeões da Copa do Brasil disputarão o torneio: Cruzeiro, com 6, e Grêmio, com 5 - algo raro de acontecer em qualquer Liga do mundo.

Notícias relacionadas

Mais notícias

Mais notícias