Série A

Por que o time do Flamengo é chamado assim?

Saiba mais curiosidades sobre o time de maior torcida do mundo!

Por Romario Paz

Saiba mais curiosidades sobre o time de maior torcida do mundo!
Saiba mais curiosidades sobre o time de maior torcida do mundo!
Síguenos enSíguenos en Google News

Todos já conhecem o Flamengo como o time de maior torcida no planeta, octacampeão brasileiro, bicampeão da Libertadores, campeão mundial, dentre outros. Mas você já se perguntou o por quê do Mais Querido ter esse nome (Flamengo)? Nós do Futebolero tiramos essa dúvida pra você agora!

Você já se perguntou como surgiu o nome "Flamengo"? Todo mundo sabe que é o nome de um bairro do Rio de Janeiro, certo. Mas e como surgiu o nome do bairro, e consequentemente do maior time de futebol do Brasil?

Mais notícias do Flamengo:

Jogador experiente toma decisão importante no Flamengo

Segue o significado.

FLAMENGO - 1. "da cor da chama, vermelho, flamíneo", derivado de flama, do latim flamma "chama". 


2. Natural de Flandres, região que faz parte da Bélgica. Deriva do holandês Vlaanderen "Flandres" (Inglês Flanders) , donde os derivados Vlaming (Inglês Fleming) e Vlaams (Inglês Flemish). A fonte é o toponímico germânico ocidental. A presença de navegadores flamengos em Portugal dará origem a muitos toponímicos, como a Ribeira dos Flamengos, na ilha açoriana do Faial, e à Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

O fato é que os navegadores Flamengos deram o nome à praia do rio de Janeiro, que deu origem ao nome do bairro, que por sua vez deu origem ao nome do Clube.

A FUNDAÇÃO DO FLAMENGO

Na noite de 17 de novembro de 1895, muita gente estava em um dos corredores da casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros morava num dos quartos. Lá, há muito tempo, já haviam abrigado "Pherusa", e agora guardavam "Scyra". A reunião teve por objetivo a fundação do Grupo de Regatas do Flamengo

As cores iniciais foram azul e ouro em listras horizontais bem largas, entretanto, em 1898, por proposta de Nestor de Barros, houve mudança para as atuais: vermelho e preto. Em 1902, diante de seu crescimento, houve a transformação para Clube de Regatas do Flamengo. A entrada da equipe no futebol aconteceu apenas em 1912. Naquele ano, conquistaria o primeiro de tantos e tantos títulos em sua gloriosa história: o Campeonato Carioca. Hoje, o Mengão é dono de 37 títulos estaduais, sendo soberano no Rio.

O maior título da história rubro-negra veio em 1981. Após ganhar a Copa Libertadores da América, o Flamengo foi ao Japão para a disputa do Campeonato Mundial de Clubes, onde com um time formado por craques como Zico, Nunes, Andrade, Adílio, Tita, entre outros, venceu o Liverpool por 3 a 0 e conquistou a taça mais valiosa de sua gloriosa história. Voltou a conquistar a América 38 anos depois, em 2019. Porém, no reencontro com os ingleses, perdeu por 1 a 0.

Mais notícias do Flamengo:

Joia da base ganha espaço e agrada Dorival no Flamengo

 

Tópicos


Mais notícias